Estudo aponta Atlético com terceira maior média de público do Brasil; Cruzeiro é o quinto

Um levantamento feito pelo pesquisador João Ricardo de Oliveira para o site “Verminosos por Futebol” apontou os clubes que tiveram com maiores médias de público na história dos campeonatos nacionais. Entre os times mineiros, o Atlético ficou na terceira colocação e o Cruzeiro ficou em quinto lugar.
O estudo levou em consideração os 46 clubes com maiores médias de público em geral na história dos campeonatos nacionais, entre 1967 e 2019. Estão nele as Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”, precursor do Brasileirão.
Apesar da pesquisa considerar todas as divisões do campeonato nacional, não são todas competições que foram levadas em conta, assim como os campeonatos estaduais ou regionais, como exemplo as copas Rio-São Paulo ou a Copa do Nordeste.
Na pesquisa, o Atlético está na terceira posição com uma média de 22.917 torcedores por jogo, ficando atrás apenas de Flamengo com 29.159 e Corinthians com 25.842. Levando em conta que os dois primeiros do ranking tem o maior número de torcedores do país.
O Cruzeiro aparece na quinta colocação com uma média de 21.360 torcedores por jogo, ficando atrás do Palmeiras que tem 21.371.
Já o América é o 45° colocado, com uma média de público de 3.788 torcedores por jogo.

Curiosidades

Um dos fatos curiosos é que a maior média de torcedores do Atlético aconteceu durante a sua pior fase, na segunda divisão, em 2006, quando alcançou a média de 31.922 torcedores, ficando acima até de todas as médias do Corinthians na Série A. Outro período de boa média de publico do Galo foi de 1967 a 1970, quando disputou o “Robertão”.
Quanto ao Cruzeiro, alcançou uma incrível média de 33.194 torcedores por jogo, superando o seu rival Atlético no mesmo período, e também o Flamengo, se tornando a maior média desse período. A segunda maior média é vista na Copa do Brasil durante o período de 1989 a 2019, com 24.730 torcedores.
Leia também: Cazares fica! Atlético recusa proposta pelo jogador e o inscreve para Copa Sul-Americana

Comentários estão fechados.