Menu

Fábio defende pênalti mais uma vez e Cruzeiro empata com Grêmio no Sul

23/08/2018 às 21:39
Tempo de leitura
4 min

Sempre ele! O goleiro Fábio garantiu mais uma vez que o Cruzeiro não voltasse para casa com uma derrota na bagagem ao pegar pênalti cobrado pelo atacante Luan, do Grêmio em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizada na Arena do Grêmio, no Rio Grande do Sul. É a segunda vez que o arqueiro celeste para o atacante tricolor em penalidades máximas. A defesa do camisa 1 celeste garantiu o empate na partida e uma posição a mais na tabela, com o Cruzeiro ultrapassando o Corinthians e chegando à sétima posição do campeonato. É o quarto pênalti seguido defendido por Fábio, que já havia defendido três penalidades no meio de semana, contra o Santos, pela Copa do Brasil.

O treinador Mano Menezes mandou à campo uma equipe mista, com apenas cinco titulares iniciando os 90 minutos: o goleiro Fábio, o zagueiro Léo, o lateral Egídio, o meia Arrascaeta e o atacante Barcos. A escolha de não poupar todo o time pode ter se dado pela necessidade da equipe de fazer um bom resultado no Sul. Afim de quebrar a sequência negativa de cinco jogos sem vitória e de quebra não se distanciar demais do grupo dos primeiros colocados. O triunfo não veio, mas o sétimo lugar na tabela pôde servir de prêmio de consolação.

O jogo

O Cruzeiro foi a campo com uma postura cautelosa, entregando a bola ao Grêmio e se fechando, não dando espaços para a equipe tricolor conseguir criar jogadas perigosas. Essa estratégia se refletiu nos números do confronto. Em certo momento do primeiro tempo, os gaúchos chegaram a ter 70% da posse de bola, mas sem, em nenhum momento, conseguir agredir a equipe celeste.

Já o Cruzeiro dava trabalho ao goleiro Paulo Victor e terminou a primeira etapa com cinco finalizações certas. As mais perigosas saíram no fim do primeiro tempo, primeiro com Barcos, aos 34 minutos e depois com Arrascaeta, aos 42, em cobrança de falta. E foi nesse momento de maior pressão que o Cruzeiro conseguiu abrir o placar. E foi um golaço. O lateral Egídio cruzou do lado esquerdo, Barcos raspou de cabeça para o meio da área e o volante Bruno Silva chegou pegando de “bate-pronto”, mandando uma bomba no ângulo do goleiro gremista. E o primeiro tempo terminou com 1 a 0 para o Cruzeiro no placar.

Na volta para a segunda etapa, Renato Gaúcho efetuou duas alterações na equipe do Grêmio, tirando o lateral Léo Moura e o atacante André para a entrada de dois jogadores ofensivos, Alisson e Jael. A modificação surtiu efeito imediato e o Grêmio passou a se fazer presente no campo de ataque. E, com mais velocidade e fôlego no ataque, logo a equipe gremista igualou o placar.

Aos 14 minutos do segundo tempo, o meia-atacante Everton, em grande fase, partiu para cima da defesa celeste, driblou o zagueiro Léo e chutou forte. A bola ainda tocou no jovem Murilo e no travessão e morreu no fundo das redes. Um belo gol, indefensável para o goleiro celeste.

O empate colocou o Grêmio de vez na partida e acuou o Cruzeiro, que passou a sofrer mais do que gostaria. Apenas com as entradas do meia Thiago Neves e do volante Lucas Silva na equipe mineira que houve um respiro, com mais controle de bola no meio campo.

Mas o torcedor do Cruzeiro ainda seria testado. Aos 37 minutos da etapa final, Egídio se atrapalhou na área e fez pênalti no ex-cruzeirense Alisson. Luan, principal jogador do Grêmio, foi para bola e ficou frente a frente com Fábio, seu algoz na semifinal da Copa do Brasil de 2017. E, como naquela ocasião, o goleiro celeste venceu. Luan bateu no canto esquerdo de Fábio, que voou para defender a cobrança e garantir o empate fora de casa.

O goleiro celeste ainda interviu nos acréscimos em finalização de Alisson. Fábio não queria mesmo que o empate saísse do placar.

Próximo desafio

O Cruzeiro se prepara agora para enfrentar o Fluminense, no sábado (25), às 21h no Mineirão. Será o último jogo antes da decisão contra o Flamengo, na Copa Libertadores, que acontecerá na quarta (29).

Última atualização em 19/08/2022 às 10:51