Facebook também pretende tirar contagem de curtidas nos posts

0 comment

O Facebook parece estar seguindo o mesmo caminho que o Instagram. Segundo o Portal estrangeiro TechCrunch, o Facebook já está testando o recurso de esconder a contagem dos likes nas publicações. Quem descobriu isso foi a desenvolvedora e mestre em engenharia reversa, Jane Manchun Wong.

A pesquisadora é conhecida por divulgar informações sobre recursos ocultos das plataformas, em suas redes sociais. A notícia veio através de um post no Twitter de Wong, onde ela também posta uma captura de tela mostrando como o recurso será implantado no Facebook.

O motivo da remoção das curtidas

A remoção da contagem das curtidas tem o objetivo de promover a conexão e as interações entre os usuários através do conteúdo, e não dos números. O Instagram e o Facebook entendem que deve ser um ambiente para que as pessoas possam se expressar, sem ser um local tóxico e competitivo.

Em julho deste ano, o Instagram removeu oficialmente a mostragem da quantidade de curtidas em seu aplicativo, o que causou um alvoroço nas redes sociais. Entretanto, dois meses após a mudança, as pessoas já se acostumaram com o novo formato. Assim como no Instagram os usuários ainda saberão quantas curtidas uma foto ou vídeo recebeu, mas isso não será exposto para o público.

Ao ocultar a contagem de curtidas/reações nos posts para qualquer pessoa que não seja o criador do post, os usuários podem se sentir menos ansiosos com questões de popularidade. Há vários estudos que demonstram que o uso das redes sociais podem influenciar a saúde mental, inclusive relacionando-se à depressão e ansiedade. Deste modo, a nova medida pode beneficiar o bem-estar digital de grande parte dos usuários.

O diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, ainda não falou publicamente e nem deu maiores detalhes sobre a iniciativa. Vale lembrar que atualmente o recurso ainda não está disponível, pois está em estágio inicial de desenvolvimento. Estes recursos geralmente levam muito tempo para serem desenvolvidos e experimentados.

Leia também: Engenheira mineira escreve primeiro livro no Instagram do mundo

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS