Menu

Facebook também pretende tirar contagem de curtidas nos posts

05/09/2019 às 10:30
Tempo de leitura
2 min

O Facebook parece estar seguindo o mesmo caminho que o Instagram. Segundo o Portal estrangeiro TechCrunch, o Facebook já está testando o recurso de esconder a contagem dos likes nas publicações. Quem descobriu isso foi a desenvolvedora e mestre em engenharia reversa, Jane Manchun Wong.

A pesquisadora é conhecida por divulgar informações sobre recursos ocultos das plataformas, em suas redes sociais. A notícia veio através de um post no Twitter de Wong, onde ela também posta uma captura de tela mostrando como o recurso será implantado no Facebook.

O motivo da remoção das curtidas

A remoção da contagem das curtidas tem o objetivo de promover a conexão e as interações entre os usuários através do conteúdo, e não dos números. O Instagram e o Facebook entendem que deve ser um ambiente para que as pessoas possam se expressar, sem ser um local tóxico e competitivo.

Em julho deste ano, o Instagram removeu oficialmente a mostragem da quantidade de curtidas em seu aplicativo, o que causou um alvoroço nas redes sociais. Entretanto, dois meses após a mudança, as pessoas já se acostumaram com o novo formato. Assim como no Instagram os usuários ainda saberão quantas curtidas uma foto ou vídeo recebeu, mas isso não será exposto para o público.

Ao ocultar a contagem de curtidas/reações nos posts para qualquer pessoa que não seja o criador do post, os usuários podem se sentir menos ansiosos com questões de popularidade. Há vários estudos que demonstram que o uso das redes sociais podem influenciar a saúde mental, inclusive relacionando-se à depressão e ansiedade. Deste modo, a nova medida pode beneficiar o bem-estar digital de grande parte dos usuários.

O diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, ainda não falou publicamente e nem deu maiores detalhes sobre a iniciativa. Vale lembrar que atualmente o recurso ainda não está disponível, pois está em estágio inicial de desenvolvimento. Estes recursos geralmente levam muito tempo para serem desenvolvidos e experimentados.

Leia também: Engenheira mineira escreve primeiro livro no Instagram do mundo