Menu

FIFA anuncia novo Mundial de Clubes a cada 4 anos e com 24 times

16/03/2019 às 09:30
Tempo de leitura
2 min

A FIFA anunciou na sexta-feira (15/03), a criação de um novo Mundial de Clubes, que vai ser disputado de quatro em quatro anos. Com início em 2021, a competição vai contar com 24 times, sendo seis deles da América do Sul e oito da Europa.

A confirmação foi feita durante entrevista do presidente da FIFA, Gianni Infantino, após reunião do conselho da entidade em Miami. A competição vai estrear em junho ou julho de 2021, e entra no calendário como substituta da Copa das Confederações, que não vai ser mais disputada.

“Vamos ter, em 2021, um novo real torneio de clubes, que vai ter um fantástico impacto. Teremos os melhores times para coroar o campeão mundial”, disse Infantino.

“Nós não estamos criando um novo espaço para uma competição. Hoje, o vencedor joga duas partidas. Em 2021, o vencedor vai jogar 5 jogos, e a cada quatro anos. Não vai aumentar o número de jogos, vai diminuir”, completou.

Ele ainda lembrou que a Liga dos Campeões, quando estreou no calendário, também recebeu críticas. “Quando a Liga dos Campeões estreou, disseram que ela ia matar os campeonatos nacionais, Hoje é considerado um grande sucesso e desenvolveu o futebol na Europa”, afirmou o mandatário.

De acordo com informação apurada pela equipe do Mais Minas, a intenção da FIFA é de reunir oito times europeus, seis sul-americanos, um da Oceania e nove das outras confederações neste novo Mundial. Entretanto, esse formato de distribuição ainda vai ser definido após acordo com a União das Federações Européias de Futebol (UEFA).

Neste novo sistema, a primeira fase vai ser composta por oito grupos de três clubes, e o melhor colocado avança após a realização de duas partidas. Na sequência, serão disputadas as quartas de final, semifinal e a grande decisão, sempre em partida única.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:49