Menu

Fred para até o fim do ano. O que o Cruzeiro perde?

26/03/2018 às 13:04
Tempo de leitura
3 min

Ele protagonizou a transferência mais badalada de 2018, saindo do Atlético-MG para o rival Cruzeiro, time que o projetou no cenário nacional e internacional. Veio com status de artilheiro e mesmo antes de atuar já causava expectativa em torcedores e imprensa. Os cruzeirenses esperavam um grande ano de Fred, mas com apenas nove jogos disputados e um solitário gol, o atacante viu toda a expectativa da volta ao clube do coração se romper juntamente com o ligamento cruzado do joelho direito.

Mas a temporada continua e torcida e comissão técnica sabem que não há espaço para lamentações. A equipe terá uma semana de trabalho para preparar o time para enfrentar o rival na final do Campeonato Mineiro, título que não vem desde 2014.

Sendo assim o Mais Minas analisou o que muda para o Cruzeiro sem Fred para o restante da temporada. Veja:

Momento Técnico

Fred não vivia bons momentos frente ao gol. Marcou apenas um tento em nove jogos (em dois deles saindo em momentos iniciais devido à lesão) e as bolas do centroavante teimavam em não entrar. Por outro lado fazia bons jogos no âmbito coletivo, abrindo espaços e dando ótimos passes para os companheiros. Olhando o momento técnico, Fred não fará muita falta, estando bem atrás inclusive do jovem Raniel, que vive ótima fase.

Táticas

Com a perda de Fred, Mano Menezes terá que fazer uma mudança no esquema tático que vinha usando quando contava com o camisa nove. Fred atua como centroavante mais fixo, fazendo o pivô e abrindo espaço para os companheiros. Os outros atacantes disponíveis no elenco, Raniel, Sassá e Sóbis, são atacantes de mais movimentação. O que poderia inclusive ser benéfico ao time, já que Mano sempre deixou claro a preferência por um ataque de mais mobilidade.

Financeiro

O aspecto que mais pesa é o financeiro. Fred recebe um dos mais altos salários do time e manter um jogador caro e de idade avançada sem este ter condições é algo longe do ideal. Um atenuante é que o atacante tem cláusulas de produtividade no contrato, então o valor pago pelo clube terá uma redução.

Influência

Outro fator negativo é a forte influência de Fred no elenco. O jogador por ser um dos mais experientes e vencedores detinha o respeito e confiança do resto do elenco, além de sempre estar presente nas brincadeiras e “resenhas” do grupo, mostrando ter ótima convivência. Alguns jogadores demonstraram pesar com a lesão de Fred nas redes sociais, como Thiago Neves, Robinho e Edílson.

Reposição

Mesmo com a lesão de Fred o torcedor celeste não tem com o que se preocupar. O time está recheado de grandes atacantes. O substituto natural de Fred tende a ser Raniel, que vive grande fase e é xodó da torcida. O time também conta com a volta de Sassá, que se recuperou de lesão e foi um dos melhores jogadores da reta final do Brasileirão passado. Rafael Sóbis e Rafael Marques correm por fora da disputa, apesar de não viverem um grande momento técnico.

Última atualização em 19/08/2022 às 11:45