Menu

Galeria de Arte Nello Nuno da FAOP recebe exposição coletiva “Gravadores do Ingá”

29/08/2019 às 08:30
Tempo de leitura
2 min

No dia 30 de agosto, a partir de 17h, será realizada, na Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, a abertura da exposição coletiva “Gravadores do Ingá”. A mostra, que vai poder ser visitada até 29 de setembro, reúne diversos trabalhos desenvolvidos na oficina de gravura do Museu do Ingá da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Luiz Antonio Lopes, um dos artistas expositores, explica as possibilidades da gravura como expressão da arte contemporânea. “A gravura é a técnica secular caracterizada pela impressão de uma matriz (metal, madeira, etc.) trabalhada sobre uma superfície (papel, tecido, etc.). Dela, é então obtida uma imagem que pode ser repetida diversas vezes utilizando-se a mesma matriz, reproduzindo a obra em diversos exemplares e obtendo-se então uma tiragem. A possibilidade de reprodução em sua essência distingue a gravura das demais artes visuais. Os trabalhos desenvolvidos na oficina de gravura do Museu do Ingá reflete a diversidade desse fazer munido de artifícios tão particulares”, ressalta.

Os visitantes vão poder conferir as obras de: Anna Letycia; Diva de Aquino; Edwiges Barros; Eneida Tagliari; Fernando Henning; Joel Gama; Luiz Antonio Lopes; Marcia Cavalcanti; Maria Lúcia Maluf; Moema Terra; Rosana Siqueira; Salazar de Figueiredo; Sergio Marques; Sérgio Torres; e Zé Igino.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e sábado e domingo, das 13h às 18h; na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto. Outras informações em: www.faop.mg.gov.br.

Serviço:

Exposição: Gravadores do Ingá

Artista: Mostra coletiva

Abertura: 30 de agosto | 17h

Público: Comunidade ouro-pretana e turistas | entrada franca

Visitação: 30 de agosto a 29 de setembro

Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e sábado e domingo, das 13h às 18h

Local: Galeria de Arte Nello Nuno | Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, Ouro Preto | MG

Realização: Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais