Todo mundo tem aquele amigo que vira assunto nas confraternizações por ser a pessoa que come “muito” e tem um corpo magro.
Não é bruxaria! As pessoas que comem muito e não engordam podem simplesmente necessitar de uma quantidade maior de calorias para manter o corpo funcionando, com isso grande parte das calorias ingeridas são gastas apenas na manutenção das funções vitais. Questão de metabolismo!
Além disso, alguns estudos sugerem a existência de um conjunto de genes relacionados ao excesso de peso, dos quais as pessoas magras tem menor probabilidade de serem portadoras.
Quando falamos sobre peso devemos considerar que nem tudo está sob nosso controle, por isso é inconveniente comparar os hábitos e características de outrem com os nossos parâmetros ou de qualquer outra pessoa. Só podemos nos comparar com aquilo que nós mesmos já fomos, para assim verificar eventuais mudanças.
É importante que frequentemente sejam feitos exames de check-up para conferir se há alguma alteração, por exemplo, na tireoide, o que interferiria diretamente no metabolismo; com isso a realização de dosagem hormonal afastaria a possibilidade de que qualquer alteração de peso seja em decorrência de alguma doença. A partir do momento que há certeza de que está tudo certo com a saúde não há motivos para qualquer inquietação com relação ao peso. Nossa única preocupação deve ser adotar uma boa dieta e um estilo de vida saudável, para estarmos assegurados de que estamos fazendo o melhor e o mais correto para obtenção de um bom estado de saúde, daí conquistaremos os melhores resultados possíveis de acordo com nossa individualidade. A individualidade é extremamente importante no que diz respeito à saú