Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
A Copa do Mundo do Catar entrou em sua segunda rodada da fase de grupos nesta sexta-feira (25), após uma primeira jornada com grandes jogos, outros nem tanto, zebras e goleadas.
Entre os principais acontecimentos, destacam-se as derrotas impressionantes de Argentina e Alemanha, as grandes atuações de Espanha, França, Inglaterra e Brasil, além de mais um recorde quebrado por Cristiano Ronaldo.
Grupo A
No Grupo A, do anfitrião Catar, poucas surpresas. Na abertura, uma vitória fácil, mas pouco encantadora do Equador sobre a seleção dona do palco. No jogo complementar, vitória holandesa sem muito brilho sobre um Senegal sem Sadio Mané, sua principal estrela e atual segundo melhor jogador do mundo.
Grupo B
A Inglaterra foi um dos grandes destaques da primeira rodada. Comandada por um Harry Kane focado na armação de jogadas, os ingleses golearam a boa seleção do Irã por 6 a 2, sem dificuldades. Do lado iraniano, destaque para Taremi, um jogador que, apesar de não possuir a fama de outros atacantes da Copa do Mundo, é um excelente jogador e pode se destacar.
Na outra partida, País de Gales e Estados Unidos fizeram um empate sem muita emoção. O destaque fica para o gol de Gareth Bale, o primeiro de sua seleção em 64 anos, tempo que ficou longe das Copas. O gol estadunidense foi marcado por Timothy Weah, filho do lendário George Weah, único africano a ser eleito o melhor jogador do mundo e atual presidente da Libéria.
Grupo C
No Grupo C, a maior zebra da Copa do Mundo até o momento. Mesmo abrindo o placar com Messi, de pênalti, a Argentina tomou a virada para a Arábia Saudita e estará eliminada se perder para o México no segundo jogo.
Falando em México, Ochoa voltou a brilhar em Copas e garantiu o empate contra a Polônia ao pegar pênalti de ninguém menos que Robert Lewandowski, que segue sem balançar a rede em mundiais.
Grupo D
Mesmo com diversos desfalques de peso, como Kanté, Pogba, Kimpembe, Nkuku e Benzema, atual melhor do mundo, e saindo atrás no placar, a França não tomou conhecimento da Austrália, uma das mais frágeis seleções do mundial, e goleou por 4 a 1, confirmando seu grande favoritismo. No outro jogo, Dinamarca e Tunísia não saíram do 0 a 0 num encontro sem graça.
Grupo E
Até agora, o Grupo E é o mais movimentado dessa Copa do Mundo. Enquanto a Espanha aplicou um sonoro 7 a 0 na Costa Rica de Keylor Navas, a Alemanha sofreu uma virada épica contra uma excelente seleção japonesa, sendo esta a segunda maior zebra da competição até então. As imagens da festa nipônica nas arquibancadas e em campo foram emocionantes. Agora, é possível que a equipe de Manuel Neuer seja eliminada já na próxima rodada, em caso de vitórias espanholas e japonesas.
Grupo F
No Grupo F, só a Bélgica venceu, mas não convenceu. O time de Kevin De Bruyne fez 1 a 0 no Canadá, num jogo em que o time norte-americano merecia melhor sorte, pelo bom desempenho apresentado. Marrocos e Croácia, a atual vice-campeã mundial, por sua vez, não saíram de um 0 a 0 sem grandes emoções.
Grupo G
No grupo do Brasil, um passeio da Seleção Canarinho, que credenciou ainda mais os comandados de Tite como grandes favoritos ao título. A Sérvia não conseguiu lidar com a exuberante atuação de Richarlison, com dois gols, um deles um golaço de voleio. A variedade de boas opções brasileiras também chamou a atenção.
A preocupação fica com as lesões de Neymar, grande craque da equipe, e Danilo, opção mais confiável para a lateral-direita, que estão fora dos outros dois jogos da fase de grupos.
Na outra partida, a Suíça venceu Camarões por 1 a 0, após uma exibição nada empolgante. O gol suíço foi marcado pelo atacante Embolo, nascido no país africano, que, em respeito às suas origens , não comemorou o feito.
Grupo H
No último grupo da Copa do Mundo do Catar, Portugal suou para vencer Gana por 3 a 2, numa partida em que Cristiano Ronaldo quebrou mais um recorde: marcar gols em cinco Copas. Apesar do resultado, os africanos mostraram bom futebol e podem complicar as outras equipes do grupo.
Na partida entre Coreia do Sul e Uruguai, um jogo morno e sem grandes acontecimentos, que terminou em 0 a 0.
Nesta segunda rodada da fase de grupos, poderemos ver algumas definições, como seleções classificadas e eliminadas antecipadamente. Além disso, será possível ter maior certeza de como cada equipe chega ao mundial. Os brasileiros também irão poder observar o desempenho dos comandados de Tite sem a presença de Neymar.