Com a chegada do frio, chegam também as viroses e gripes, muitas das vezes porque nessa época estamos propensos a ficar em lugares mais fechados, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.
As crianças na escola, os pais no trabalho, não importa onde estejamos, certamente o vírus vai acabar nos encontrando, e, para combater o indesejável nariz escorrendo ou aquela tosse chata que atrapalha tanto o nosso sono, além de dores pelo corpo todo, precisamos está com o sistema imunológico fortalecido.
Afinal, como dizia o ditado da vovó: é melhor prevenir do que remediar.
Lembrando que este artigo não tem o objetivo de substituir o médico, em casos de suspeita de dengue, H1N1 ou quaisquer viroses semelhantes a gripe, o médico deverá ser consultado.
Pensando na saúde dos nossos leitores, o portal Mais Minas trouxe neste artigo 8 alimentos que ajudam a combater gripes e resfriados, vamos lá! 1 – Água de cocô
Água de cocô. (foto: divulgação/Pixabay). O mais poderoso antibiótico natural do mundo, deve ser consumido com frequência.
Evite tomar a água de coco industrializada, pois nela há uma grande quantidade de conservantes que ao invés de auxiliar seu corpo irá torná-lo mais fraco.
Tome a água de coco de verdade, consuma aquele mesmo coco que compramos na praia. 2 – Frutas cítricas
Limão (foto: reprodução / Pixabay). A laranja, a maçã e o maracujá são frutas ricas em vitamina C.
A cor das frutas também é um fator importante.
Frutas de cor amarela, por exemplo, contém vitamina A e carotenoides que são vitaminas também presente na criação da barreira imunológica contra gripe.
O limão é um grande aliado no reforço imunológico.
Um limão por dia atende a necessidade da vitamina C de uma pessoa diária. 3 – Mel
Mel (foto: reprodução / Pixabay). Além de ser um ótimo adoçante natural, o mel tem ação antimicrobiana, capaz de impedir crescimento ou destruir micro-organismos e, assim, proteger contra doenças.
Ele também é um poderoso antioxidante. 4 – Própolis
Própolis (Foto: reprodução / Pixabay). Certamente ele da uma turbinada na imunidade.
As abelhas utilizam própolis para impedir que vírus e bactérias entrem na colmeia e coloque em risco suas vidas.
Na vida humana não é diferente, o composto é usado para diversos fins, além de proteger o corpo, ele é recomendado para cicatrização, combate a doenças de vias respiratórias e estudos recentes mostrou que são capazes de inibir, inclusive, bactérias no estômago. 5 – Alimentos que contém vitamina A
Cenoura com Brócolis (foto: divulgação/Pixabay). Diferente do que muitos pensão, a vitamina C é necessária para o organismo, mas ela não é a única, a vitamina A também nos ajuda a proteger o corpo.
Abóbora, manga, cenoura, brócolis, espinafre, agrião, couve e tomate são algumas opções para adquirir a vitamina A. 6 – Gengibre
Gengibre (foto: divulgação/Pixabay). Ele arde, há quem goste de sabor e há que não, mas, o que não se pode negar, é que ele alivia dor de garganta e gripes.
O gengibre desenvolve diversas funções no nosso organismo: tem ação bactericida, é desintoxicante, afrodisíaca e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. 7 – Probióticos
Probióticos (foto: divulgação/ Só Notícia Boa). As bactérias amigas presentes nos leites fermentados, iogurtes, queijos, além de fortalecerem a imunidade do corpo humano, auxiliam nos problema intestinais, obesidade, colesterol, pressão arterial, chateações íntimas e irritações na pele.
8 – Ômega 3
Salmon (foto: divulgação/Pixabay) Presente no peixe, castanha, linhaça, amêndoas e azeite, o ômega 3 exerce função anti-inflamatória no organino humano.
A recomendação dos nutricionista é de consumir uma porção de peixe duas ou três vezes por semana.
Leia também: Melissa passeia pelos anos 90 e pré-lança tênis.