A última equipe do Grupo B do nosso Guia do Campeonato Mineiro é um dos times mais tradicionais do estado de Minas Gerais e que, apesar de ter ficado muito próximo de fechar as portas nos últimos anos, conseguiu se reerguer e promete alçar voltar a alçar voos cada vez mais altos no cenário estadual e nacional.

Com um passado de glórias, o Villa Nova coleciona troféus importantes na sua galeria, como o Campeonato Brasileiro Série B de 1971, 5 Campeonatos Mineiros, 6 títulos de Campeão Mineiro do Interior e 2 conquistas do Módulo II. Essas taças credenciam o Villa como um dos mais temidos entre os times do interior.

+ leia também: Guia do Campeonato Mineiro: Uberlândia

Mas o que esperar do Villa nessa reconstrução?

Após o rebaixamento para o Módulo II em 2020, a equipe começou um processo de reestruturação para tentar recolocar o Leão do Bonfim no lugar onde merece estar. Em 2021, a equipe conseguiu o acesso e o título do Módulo II. Em 2022, a equipe ficou na sétima colocação geral e se classificou para o Troféu Inconfidência, sendo eliminada na semifinal para o campeão Democrata.

No ano seguinte, a equipe de Nova Lima ficou mais uma vez no meio da tabela, em sexto, garantindo vaga em mais um ano para o Troféu Inconfidência. Desta vez, a equipe chegou à decisão após eliminar o Democrata, mas ficou com o vice-campeonato após perder para o Tombense na decisão.