Menu

Com estoque de sangue acabando, Hemominas necessita de doações

27/03/2020 às 11:20
Tempo de leitura
3 min

A atual situação pandêmica do coronavírus, vem prejudicando vários setores, entre eles, a doação de sangue. No mês de março, houve a redução de cerca de 25% do número de doadores em Minas Gerais. Por isso, a Fundação Hemominas informou que seus estoques de sangue devem durar apenas mais cinco dias, sendo necessário novas doações.

Segundo a fundação, os estoques em alerta são dos seguintes tipos sanguíneos: O negativo, O positivo, A positivo, A negativo e AB negativo. O sangue AB positivo está estável, já o B positivo e o B negativo, estão em nível adequado.

O que muito preocupa, é o fato de que o sangue O positivo é o mais frequente na população, e o O negativo é o tipo sanguíneo universal, sendo utilizado em casos de emergência. Veja o gráfico disponibilizado pela Hemominas (dados colhidos ontem (26), às 10h46):

Com estoque de sangue acabando, Hemominas necessita de doações

Crédito da foto: Divulgação/Fundação Hemominas

Como doar?

No atual momento, para evitar aglomerações nas unidades de coleta, a indicação é agendar um horário no site da fundação ou pelo App MGapp.

Durante os próximos dias, haverá a coleta em algumas cidades mineiras. Em Barbacena, no dia 30, de 09h às 15h e em Lavras, no dia 31, de 07h30 às 11h.

Veja o calendário completo clicando aqui.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. O requisito essencial é estar com a saúde em dia e seguir os seguintes passos:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Quem não pode doar?

Em decorrência da Pandemia, outros grupos ficam proibidos de doar, além de pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto. Entenda:

  • Pessoas vindas de países com casos confirmados de COVID-19 deverão esperar por 14 dias após o retorno  para poder doar, se não sentirem nenhum sintoma.
  • Quem testar positivo para o novo coronavírus, a doação só será permitida 30 dias após a recuperação.
  • Indivíduos que tiveram contato com pessoas infectados deverão esperar por pelo menos 14 dias.
  • Pessoas que apresentam resfriado comum, sem histórico de viagem para áreas endêmicas ou contato com pessoas com suspeita poderão doar 30 dias após o término dos sintomas.
Leia também: Hospital da rede privada disponibiliza estrutura para combate ao coronavírus em Betim
Última atualização em 13/09/2021 às 17:02