Homenageado na nota de R$ 200, lobo-guará é encontrado morto na MG-436, em Barão de Cocais

Um lobo-guará foi encontrado morto na MG-436, no local conhecido como “curva do macarrão”, em Barão de Cocais (MG). Segundo informações do jornal Diário de Barão, um trabalhador da Gerdau avistou o animal morto na estrada durante seu retorno da Mina de Brucutu, da Vale, localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo, na última segunda-feira (17).

O lobo-guará é uma espécie ameaçada em extinção e foi escolhido pelo Banco Central, após votação popular, para estampar a nota de R$ 200, que entrará em circulação no Brasil ao final do mês de agosto. Em Minas Gerais, o animal também é destaque como atração principal do Santuário do Caraça, em Catas Altas, já que animais da espécie frequentemente são encontrados na região Entre-Serras de Minas.

Adenilson Cruz, que trabalha como controlador de logística da Gerdau, foi quem encontrou o animal já morto na pista por volta das 8h18. Em um ato de compaixão, ele retirou o lobo-guará da pista e o colocou no canto da rodovia.

😪Infelizmente mais um lobo-guará atropelado nas estradas, falta de sinalização advertindo os motoristas que há…

Posted by Adenilson Cruz on Monday, August 17, 2020

Após o trabalhador da Gerdau relatar o ocorrido nas redes socais, Rafael Gomes, professor e Mestre em História Cultural pela UFSJ, entrou em contato com a Polícia Ambiental, que encaminhou o corpo do animal para o Museu de Zoologia da UFV, onde, segundo o historiador, “ele será utilizado em pesquisas científicas que poderão, no futuro, ajudar a entendermos melhor essa espécie e seu ecossistema, ajudando a conservação dessa e de outras espécies”.⁣ O animal encontrado morto tratava-se de uma lobo-guará adulta.

Hoje pela manhã vi o post do amigo Adenilson Cruz, que lamentava o atropelamento de um Lobo-Guará na curva do macarrão,…

Posted by Rafael Gomes on Monday, August 17, 2020
Comentários