Menu

Horário brasileiro de verão termina neste domingo (18)

15/02/2018 às 21:35
Tempo de leitura
2 min

Termina neste fim de semana, 18 de fevereiro, o Horário de Verão Brasileiro. Em 10 Estados do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), à meia-noite de domingo, os relógios devem ser atrasados em 1 hora. Tradição no Brasil, o Horário de Verão existe desde 1985.
Muito questionado por parte da população, por incomodar quem tem uma rotina de acordar muito cedo para trabalhar ou estudar, o governo federal ainda usa a manobra do horário de verão devido ao sobrecarregamento do sistema elétrico. Atualmente, mesmo com os dias mais longos, o uso de energia elétrica durante o período chega perto da neutralidade. Além disso, alguns setores econômicos, como o de varejo e de esporte, se beneficiam economicamente com um período prolongado de luz natural.
Após o fim do horário de verão, os fusos horários do Brasil voltam a normalidade, com o leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia com 1 hora de atraso em relação a Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam 2 horas atrás.
O horário de verão entrou em vigor no dia 15 de outubro de 2017 e hoje completa 04 meses de duração. Em 2017 o governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão, pois um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou que o programa já não é mais tão efetivo quanto antes. O estudo mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.

Porém, devido ao longo período de estiagem que o Brasil enfrenta no segundo semestre do ano e consequentemente ao baixo nível de água das hidrelétricas, o governo federal descartou a hipótese de não adotar o horário de verão em 2017.

Horário de verão termina neste domingo

Ajuste deve ser feito por moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:53