Menu

IFMG realiza Vestibular no próximo domingo para 12 mil candidatos

05/12/2018 às 16:40
Tempo de leitura
3 min

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) aplica no próximo domingo, 9 de dezembro, o exame de seleção para ingresso de novos estudantes no primeiro semestre de 2019. As provas serão realizadas a partir de 14h em 20 municípios diferentes. Na região Metropolitana de Belo Horizonte, haverá provas em Betim, Ibirité, Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves. Também haverá exames em Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e em cidades das regiões Centro-oeste, Leste e Zona da Mata.

A expectativa é de que cerca de 12 mil candidatos prestem o Vestibular para os cursos técnicos integrados e subsequentes. No total, 2809 vagas em 62 cursos estão em disputa.

Para ter acesso ao local de prova, o candidato deverá chegar com, no mínimo, 60 minutos de antecedência do horário de início previsto, portando documento oficial com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), disponível para consulta desde o dia 3 de dezembro. Para imprimi-lo, é necessário acessar o site www.ifmg.edu.br e entrar na área do candidato. Somente com o CDI será possível saber a sala e o endereço do exame.

Orientação aos candidatos

Durante a realização das provas, é permitido ao candidato utilizar apenas caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. O uso de qualquer dispositivo eletrônico, como celular e tablet, nas salas de provas, é proibido. Também é vedado o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares. O exame terá duração de três horas.

Os candidatos realizarão prova objetiva de 50 questões, sendo cada uma delas no valor de um ponto. São cobrados conteúdos nas áreas de Língua Portuguesa; Matemática; Ciências da natureza; e Ciências Humanas. O concorrente que obtiver nota zero em qualquer uma das áreas do conhecimento estará automaticamente eliminado.

O gabarito será divulgado no dia 10 de dezembro pelo site www.ifmg.edu.br. Recursos contra questões ou respostas deverão ser apresentados nos dias 11 e 12 de dezembro. A publicação do resultado final está prevista para 15 de janeiro de 2019.
Prova para cursos técnicos

O exame de seleção do próximo domingo é destinado apenas para os candidatos inscritos nas vagas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem tem apenas o ensino fundamental) e cursos subsequentes (para quem possui Ensino Médio e deseja ter uma formação técnica). No caso de candidatos que se inscrevam para concorrer às vagas de graduação, a seleção será feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O IFMG

Instituição pública de ensino criada em 2008, pela Lei 11.892, o IFMG completa 10 anos no próximo dia 29 de dezembro. Atualmente, a instituição, com Reitoria instalada em Belo Horizonte, possui campi em 18 cidades, nas seguintes regiões de Minas:
– Metropolitana de BH: Betim; Ibirité; Ribeirão das Neves; Sabará; Santa Luzia.
– Central: Congonhas; Conselheiro Lafaiete; Itabirito; Ouro Branco; Ouro Preto; Ponte Nova.
– Centro-oeste: Arcos; Bambuí; Formiga; Piumhi.
– Leste: Governador Valadares; Ipatinga; São João Evangelista.
Com oferta de educação profissional e tecnológica aliada à formação humanística, o IFMG articula suas ações em função do desenvolvimento regional. Os cursos abrangem desde a formação técnica à pós-graduação.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:53