Menu

‘Inacreditável’: uma série que fala de mulheres para mulheres

27/04/2020 às 08:00
Tempo de leitura
4 min

“Inacreditável” (“Unbelievable”) atrai fortemente porque conta fatos que realmente aconteceram, uma história forte, incrível por suas implicações e pelas grandes verdades que esconde. Mas, tendo superado a parte que torna a história mais envolvente, porque é verdadeira, ela foi escrita muito bem, com personagens bem definidos e com um ritmo narrativo que quase parece que, desde o início até o final de cada episódio, o tempo voa literalmente sem que você perceba. Um recurso que, para qualquer devorador de séries, é fundamental.

Sobre a história

YouTube video

Estamos em 2008, em Lynnwood, no estado de Washington, Estados Unidos. Uma jovem de dezoito anos chamada Marie Adler começou sua vida sozinha depois de uma infância difícil: abandonada por seus pais ainda criança, ela passou por vários orfanatos diferentes e famílias de acolhimento, com todos os problemas e questões sociais e psicológicos que se seguem, até quando ela vai morar em uma área de uma comunidade para crianças em dificuldades, onde encontra apoio e amizade.

Numa determinada noite, no entanto, enquanto Marie está dormindo, um homem encapuzado entra furtivamente em seu apartamento, ameaçando-a, amarrando-a e estuprando-a por várias horas. Depois que o estuprador sai de casa, Marie toma coragem e liga para a polícia para denunciar o fato.

Marie é uma garota difícil, com uma história complicada por trás, e seu temperamento, seus modos de fazer as coisas, parecem estranhos, tanto para os agentes que acolhem sua queixa quanto para as pessoas ao seu redor. Na mente de muitos, a ideia de que a garota pode ter inventado tudo para querer atrair atenção para si mesma começa a ganhar forma. Um caminho errado, que leva os agentes a pressionar as inseguranças de Marie e a psique traumatizada, até que ela a convence a registrar uma declaração na qual explica que inventou tudo: o estupro nunca aconteceu, exceto em sua imaginação.

Quando a notícia começa a aparecer na mídia, Marie também recebe uma queixa por falso testemunho, é julgada e considerada culpada. No entanto, o dano não é apenas legal; todos os amigos e pessoas próximas também lhe dão as costas, tratando-a como uma mentirosa e uma farsa.

Algum tempo depois, do outro lado do país, as detetives Stacy Galbraith e Edna Hendershot se vêem seguindo os rastros de um estuprador em série que, no final, mais de dois anos após seu depoimento, será o mesmo que violentou Marie. O como e o porquê você vai ter que descobrir assistindo os oito episódios da série.

A história de Marie Adler, que trata de questões muito importantes e exemplares, como estupro, abuso de poder policial, mau trabalho de investigação com vítimas de estupros, além da falta de sensibilidade. O caso deveria estar na primeira página de todos os jornais,, no entanto, isso nunca aconteceu. Em 2015, dois jornalistas, T. Christian Miller e Ken Armstrong, escreveram um relatório chamado “Uma história inacreditável de estupro” detalhado os fato. O relatório foi publicado nos sites Pro Publica e Marshall Project e, mais tarde, deu origem a um livro, publicado pela Editora Leya no Brasil. É nesse relatório que a série foi inspirada.

Inacreditável: uma série que fala de mulheres para mulheres

A história contada em Inacreditável é, sob todos os aspectos, uma história de mulheres. Não é que não haja homens que sejam decisivos para a história, mas o que a série quer sublinhar é que, às vezes, a abordagem feminina e a capacidade de sintonizar as emoções de outras mulheres são fundamentais.

A história traz à tona questões ainda muito delicadas e às quais pouca importância é dada, como a das mulheres vítimas de estupro. Muitas vezes, ouve-se que “a mulher procurou ou provocou o ato”. Não é necessariamente uma leitura misógina dos fatos, mas ainda é uma realidade com a qual estamos lidando.

Uma história de mulheres para mulheres, portanto, mas não apenas, porque todo mundo precisa refletir sobre essas questões porque, como bem reforça a série, o estupro é “algo que você sempre carregará com você, como uma bala na coluna ” .

Por fim, Inacreditável é uma história que fala de amizade, compartilhamento e cooperação entre mulheres. Se você ainda não viu a série, recomendo que veja o quanto antes.

Leia também: ‘Todas as Mulheres do Mundo’, nova série original Globoplay, estreia nesta quinta (23)

Última atualização em 06/09/2021 às 16:40