Menu

Vale obtém autorização para voltar a operar em Itabira

17/06/2020 às 17:11
Tempo de leitura
2 min

Na tarde desta quarta-feira (17/6), a mineradora Vale foi liberada e já pode voltar com suas atividades em Itabira. A liberação foi concedida após uma nova inspeção de auditores-fiscais  da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG), que, desta vez, conferiu as adaptações da empresa para retomar as operações em meio à pandemia do novo coronavírus. A Vale foi liberada pra voltar a funcionar imediatamente após o término da inspeção.

Anteriormente, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região havia atendido o pedido do Ministério Público do Trabalho e suspendeu as operações da das minas da Vale em Itabira após parecer dos Auditores Fiscais do Trabalho que apontou a incapacidade da mineradora na implantação de medidas que evitassem a contaminação dos trabalhadores por Covid-19. A decisão do desembargador do Trabalho, Marco Túlio Machado Santos, determinou  o fechamento das minas de Conceição, Cauê e Periquito. 

Dias depois, em entrevista coletiva à imprensa no dia (9), o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, revelou preocupação com a decisão da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, pois, segundo o gestor municipal, se as minas Conceição, Cauê e Periquito continuarem interditadas, a estimativa é de perda de R$ 12 milhões por mês ou R$ 400 mil por dia nos tributos que vem da atividade minerária. O cálculo foi feito pela Secretaria Municipal de Fazenda.

Antes, no sábado (6), a Vale se manifestou em nota informando que,  em 5 de junho de 2020, adotou as medidas necessárias para suspender as atividades do estabelecimento minerário do Complexo de Itabira, composto pelas minas de Conceição, Cauê e Periquito, em atendimento à decisão judicial, e que a paralisação das atividades das referidas minas “segue todos os critérios técnicos e protocolos de segurança, para proteger a saúde dos trabalhadores”, informando ainda que a mineradora “tem consciência de sua responsabilidade socioeconômica e, desde o início da pandemia, tem buscado meios para contribuir com a sociedade brasileira na luta contra o vírus, protegendo seus empregados e as comunidades no entorno de suas operações”.

COMENTÁRIOS