Menu

Itabirito registra 9ª morte por Covid-19

07/08/2020 às 20:42
Tempo de leitura
2 min

Itabiritenses estão vivendo um momento que muitos não desejariam passar. Com o registro da nona morte causada pela Covid-19 no município, o comércio agora é obrigado a manter as portas fechadas, pois após decisão judicial, a cidade aderiu aos novos protocolos da Onda Vermelha, estipulados pelo programa Minas Consciente.
“Itabirito se encontra em um momento em que o número de infectados está estável, mas está em um número alto. Nós temos um elevado número de pessoas que estão infectadas e que a gente precisa controlar para que a capacidade hospitalar a esses pacientes seja adequada”, explicou o secretário de Saúde Dr. Marco Antônio Felix durante coletiva.
Marco também se manifestou quanto a uma denúncia realizada apresentada pelo deputado estadual Alencar da Silveira. Segundo o gestor da Saúde, a prefeitura foi notificada pelo Ministério Público para dar explicações quanto aos alojamentos do consórcio Minas Mais.
De acordo com a denúncia feita por Alencar, o consórcio Minas Mais está testando os seus funcionários, e os que testam positivos estão sendo hospedados em uma pousada que fica próximo a rodoviária, na entrada de Itabirito. E que os mesmos, ao invés de ficarem em isolamento domiciliar, estariam transitando em bares, inclusive “tomando cerveja e levando preocupação para a população de Itabirito”.
Em resposta, o secretário disse que a prefeitura realizou as devidas vistorias, “Visitamos estes alojamentos e as medidas estão sendo tomadas”. Segundo Marco, o índice dessas contaminações (Minas Mais) é muito menor do que o da população de modo geral”, esclareceu Dr. Marco.
O secretário Frederico Leitte também participou da coletiva, assim como representantes do comércio local. “Estamos em momento de alerta e a gente tem que seguir todo esse protocolo sanitário, portanto, agora no final de semana é importante que todas as entidades falem com os lojistas para estudar os protocolos e incentivar aos consumidores a aderirem às compras online ou irem até a porta da loja simplesmente para retirar o produto”, disse o secretário.

Atualização de moradores infectados com a Covis-19 em Itabirito

Confirmados: 1.244
Suspeitos: 117
Óbitos: 9
Em monitoramento: 135
Recuperados: 1.100
Leia também: Coronavírus: dois óbitos são registrados em Ouro Preto, e total chega a 15.