Menu

Joias azuis: os onze mais promissores do Cruzeiro

12/04/2018 às 14:41
Tempo de leitura
5 min

As categorias de base dos times de futebol geralmente são uma ótima forma de retorno financeiro e técnico. Geralmente os times que conseguem revelar bons melhores jogadores conseguem grandes recompensas por isso. Vide Neymar no Santos, Lucas Moura no São Paulo, Gabriel Jesus no Palmeiras e mais recentemente Murilo, peça importantíssima na conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil pelo Cruzeiro.

A equipe celeste por sinal tem tido bons retornos com suas categorias de base, na década. Com participação nos títulos tiveram atletas da base como Mayke, Alisson e Lucas Silva que ajudaram a equipe à conquistar do Bicampeonato Brasileiro, com os dois últimos participando também da conquista da Copa do Brasil 2017, junto de Murilo. Já nas transações que renderam bom dinheiro aos cofres celestes, podemos destacar as vendas de Dudu em 2011 por 5 milhões de euros e a do zagueiro Wallace em 2014, por 9,5 milhões de euros.

Sendo assim o Mais Minas buscou o melhor onze de jogadores promissores do Cruzeiro, abaixo dos 22 anos de idade, que poderão num futuro próximo assumir um papel de protagonismo no time ou serem negociados por um bom valor.

Goleiro – Gabriel Brasão – 17 anos

Talvez o mais promissor da base celeste, o jogador já é dono da meta das categorias juvenis do Cruzeiro e Seleção Brasileira. Foi titular da última Copa São Paulo de Futebol Júnior mesmo estando três anos abaixo da idade máxima da categoria.

Lateral direito – Vitinho – 18 anos

Dos jogadores de linha Vitinho é o que mais chama atenção. O jogador se destaca pela polivalência em campo, começando sua trajetória no Cruzeiro na lateral direita, mas atuando recentemente como meia direita e ponta. Vitinho tem como principal característica a velocidade e qualidade nos dribles. O jogador foi integrado ao elenco principal recentemente.

Zagueiro – Murilo – 21 anos

Da lista, o mais consolidado do time, já podendo ser considerado titular da equipe. No ano passado foi campeão da Copa do Brasil formando dupla de zaga com Léo. Já recebeu propostas do exterior que foram recusadas pela cúpula celeste.

Zagueiro – Arthur – 18 anos

Outro que já está na equipe principal já há algum tempo. Arthur subiu ao profissional do Cruzeiro em 2017 e já participou de quatro jogos com a camisa celeste, não tendo saído derrotado de nenhum no tempo normal (contra o Londrina pela semifinal da Primeira Liga em 2017 o Cruzeiro empatou no tempo normal e foi eliminado nos pênaltis).

Lateral esquerdo – Patrick Brey – 20 anos

Recém contratado do Tupi o jovem chegou cheio de animação ao clube celeste e afirmou ter o ambicioso sonho de seguir os passos do ídolo Marcelo e se tornar o melhor lateral do mundo.

 Volante – Nonoca – 19 anos

Mesmo com a pouca idade, nos jogos que jogou pelo time profissional agradou. O jeito aguerrido dentro de campo e humilde fora dele, além do simpático apelido, fizeram Nonoca se tornar xodó da torcida azul. Nesta temporada o volante foi emprestado ao Sport de Recife para adquirir experiência e voltar com mais chances de brigar por uma vaga no time principal.

Segundo volante – Vander – 19 anos

Vander é um jogador do jeito que a torcida azul gosta. Bom marcador, mas que chega a frente como elemento surpresa e marca muitos gols. Pelo menos na base é assim. Pelo profissional atuou em apenas um jogo, contra o Londrina, na semifinal da Primeira Liga de 2017.

Meia Atacante – Thonny Anderson – 20 anos

Uma das grandes promessas do Cruzeiro, o meia ofensivo corre sérios riscos de não atuar mais pela equipe. O jogador foi cedido por empréstimo ao Grêmio na negociação que trouxe o lateral Edilson ao Cruzeiro e tem seus direitos fixados em R$ 500 mil. O valor que já era baixo se tornou ainda mais irrisório após o ótimo início de Thonny no tricolor gaúcho com dois gols marcados em oito partidas disputadas.

 Ponta – David –  22 anos

Contratado por cerca de 10 milhões de euros, David vive cercado de expectativa desde que chegou a Belo Horizonte. O jogador ainda não estreou com a camisa do Cruzeiro por causa de uma lesão sofrida no fim do ano passado. O jovem ponta é uma esperança de velocidade do torcedor celeste devido a carência de jogadores com essa característica no elenco. Deve estrear ainda este mês.

Segundo atacante –  Judivan – 22 anos

O jogador despontou como uma das principais promessas do futebol brasileiro, sendo considerado o grande jogador de uma seleção sub-20 que contava com atletas como Gabriel Jesus, Andreas Pereira e Jorge, mas tudo foi por àgua abaixo após dura entrada do zagueiro Uruguaio Maurício Lemos, durante um jogo da seleção sub-20. Depois disso Judivan passou por inúmeras cirurgias e ficou cerca de dois anos e meio sem jogar futebol. Já recuperado, o atacante se encontra emprestado no América-MG para recuperar o ritmo e voltar a ser utilizado pelo Cruzeiro.

Centroavante – Raniel – 21 anos

Revelado nas categorias de base do Santa Cruz, Raniel chegou ao Cruzeiro em 2016 e se firmou na temporada passada. O atacante, que por diversas vezes assumiu a titularidade da equipe já tem 33 jogos pelo Cruzeiro, tendo marcado 7 gols. O atleta marcou inclusive o gol da vitória do Cruzeiro sobre o seu maior rival Atlético-MG na fase classificatória do Campeonato Mineiro.

E você leitor, sabe de mais algum jogador de potencial pertencente ao Cruzeiro? Deixe seu comentário.

Leia também:

COMENTÁRIOS