Menu

Junho, o casamento do amor com o inverno e um gole de quentão

01/06/2018 às 17:23
Tempo de leitura
3 min

Junho é um mês especial, talvez o mais aguardado do ano. Um período de ênfase ao romance, embalado pelas músicas das quadrilhas juninas e um gole de quentão para aquecer o corpo e a alma. É o mês dos namorados, como também de São João Batista, São Pedro e São Paulo e o início do inverno.

Tradicionalmente, os cavaquinhos, as sanfonas, os triângulos, entre outros instrumentos, começam a barulhar na festa de Santo Antônio, no dia 13, atingem seu ápice no dia de São João Batista, 24, e terminam no dia 29, dia da festa de São Pedro e São Paulo, trazendo à tona toda a criatividade e cultura do nosso país. Toda essa alegria se estende também para o mês de julho, coincidindo com as férias escolares.

Aliás, aqui é importante fazer uma ressalva: Existe um grande debate acerca de “festa julina”, pois há que defenda o uso e também quem desapoie. O termo julina, não está registrado nos dicionários, mas é utilizado pela maioria das pessoas para nomear as festas do mês de julho. O fato de uma palavra não estar registrada no dicionário não quer dizer que ela não exista, ela só não está registrada. De todo modo, a regra diz que tanto para junho como para qualquer outro mês, o correto é sempre utilizar festa junina.

Mais importante que debater regras ou definir o certo ou errado é celebrar a vida e o amor.

No mês do amor, os romances ficam mais aguçados, as bandeirinhas de festas juninas colorem as ruas de diversas cidades e as quermesses animam os casais apaixonados Brasil afora. No finalzinho do mês é a vez de São Pedro “abrir as portas dos céus” e mandar a chuva para nos abençoar.

Há quem diga que não necessita de amor para viver, mas quem consegue viver sem amor? Baruch Espinoza, um dos grandes filósofos do século XVII, diz que “não se pode viver sem amor, já que é o amor que faz viver”. O amor é essencial para que possamos nos sentir vivos. O amor é a base de tudo.

Celebrar o amor é celebrar a vida e as coisas boas da vida. É, sobretudo, reafirmar a fé e a crença num futuro melhor para a humanidade. Que neste mês de junho, você possa encontrar ou reencontrar a alegria do amor e vivê-la intensamente. Que o amor seja o nosso guia e aqueça os nossos corações do inverno intenso de corações e almas frias.

Que junho venha cheio de coisas boas e muito amor para você. Seja feliz!

Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:23