Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
O rapper Lil Nas X, fenômeno da música mundial e líder das paradas da Billboard há quase três meses consecutivos, anunciou, em seu Twitter Oficial, que é homossexual. O artista ficou conhecido mundialmente após lançar o sucesso “Old Town Road”.
O artista publicou em seu perfil pessoal a seguinte mensagem (em tradução livre): “Alguns de vocês já sabem, alguns não ligam, outros não vão mais me acompanhar. Mas antes que esse mês acabe, eu queria que todos vocês ouvissem com atenção ‘C7osure'”. O texto é acompanhado por uma animação em vídeo e o emoji de arco-íris, um dos mais famosos símbolos LGBT.
some of y’all already know, some of y’all don’t care, some of y’all not gone fwm no more. but before this month ends i want y’all to listen closely to c7osure. ??✨ pic.twitter.com/O9krBLllqQ
— nope (@LilNasX) June 30, 2019
“C7osure”, a qual o artista se refere, é uma das músicas do EP “7”, primeiro da carreira do jovem artista de 20 anos. A faixa traz versos como: “Deixo meu passado para trás/ me agarro ao meu futuro/ É isso que eu vou fazer, não posso me arrepender quando estiver velho”, “Abrace esta notícia, eu vejo o desdobramento/ Eu sei que parece que não é a hora/ Mas quando eu for olhar para esse momento, vou ver que estou bem” e “É verdade, eu quero e preciso me liberar, usar meu tempo para ser livre/ Não dá mais para fingir, eu preciso me permitir e crescer/ Sem mais sinal vermelho para mim, só verde”.
Mês do Orgulho LGBT
Lil Nas X utilizou uma data simbólica para fazer seu anúncio: o dia 30 de junho, último do Mês do Orgulho LGBT. O mês faz referência à revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, no dia 28 de junho de 1969. Na ocasião um grupo de gays resolveu enfrentar a frequente violência policial sofrida pelos homossexuais.
A partir de então, o episódio passou a ser considerado como o da libertação gay, elevando o status de 28 de junho, que passou a ser tido como O Dia Internacional do Orgulho Gay.
Mais tarde, Lil Nas X voltou a twittar sobre o assunto: “Eu achei que tinha deixado óbvio”, disse o artista, em postagem acompanhada de um arco-íris num dos detalhes da capa do seu novo EP.
deadass thought i made it obvious pic.twitter.com/HFCbVqBkLM
— nope (@LilNasX) June 30, 2019
Old Town Road
Lil Nas X se tornou sucesso mundial após o lançamento do single “Old Town Road”. A música, que já conta com diversas versões e remixes, é um country-trap (vertente do rap). A faixa conta com participação do cantor Billy Ray Cyrus, pai da diva pop Myley Cyrus.
O vídeo oficial, que conta com a participação de Billy, já tem mais de 183 milhões de visualizações no YouTube. Outras personalidades que aparecem no clipe são Chris Rock, Haha Davis, Rico Nasty, Diplo, Jozzy, Young Kio, e Vince Staples.
Repercussão
O anúncio de Lil Nas X repercutiu muito no Brasil. Veja alguns tweets sobre o assunto:
Lil Nas X:
Um rapper negro homossexual que se destacou e ficou do topo da Billboard do country, que é dominado por brancos.
Foda pra caralho— Pablo (@plabothecreator) July 1, 2019
Lil Nas X se assumindo no último dia do mês do orgulho, sabendo que por mais que esteja no auge da carreira, pode perder pessoas. O nome disso é RESISTÊNCIA https://t.co/mbMaj9Js3R
— THE EXPOSED (@exposedfcs_) July 1, 2019
lil nas x é gay???? pq ninguém me disse agora vou ter que escutar
— hudsøn (@indieangelsx) July 1, 2019
O Mais Minas decidiu não replicar posts preconceituosos para não dar visibilidade à este tipo de comportamento.