Menu

Luan no Cruzeiro seria um bom presente de Natal?

23/12/2018 às 06:26
Tempo de leitura
3 min

A possível troca entre o meia-atacante Luan, do Grêmio, com o armador Thiago Neves, o atacante Raniel e o zagueiro Murilo, do Cruzeiro, vem movimentando o futebol brasileiro nos últimos dias. Por envolver muitos atletas, sendo alguns deles grandes nomes do futebol brasileiro, a negociação é difícil e a tendência é dela se arrastar nos próximos dias. Mas as perguntas que não querem calar são: quem sairia ganhando nessa negociação? Luan por três jogadores seria uma boa para o time celeste?

Bom, há alguns fatores que tem que ser considerados. Luan ainda é o detentor do título de Melhor Jogador da América, tendo conquistado o prêmio em 2017. O vencedor de 2018 ainda não foi anunciado. O jogador também foi importantíssimo na conquista da Libertadores daquele ano, saindo também como o melhor da competição. O jogador tem um histórico vitorioso, tendo conquistado a Copa do Brasil e a Libertadores pelo Grêmio, além das Olimpíadas pela Seleção sub-23, sendo um dos responsáveis pela melhora do Brasil, que começou muito mal a competição.

Apesar de em 2018 Luan não alcançar o nível mostrado nos anos anteriores, é mais que normal um jogador ter uma temporada ruim e seu auge aconteceu a pouco tempo, o que mostra que o jogador ainda pode ter muito a oferecer. E mesmo em uma temporada ruim, o camisa 7 gremista alcançou números razoáveis: Foram 11 gols e 9 assistências (não foram encontrados dados sobre as assistências na Copa do Brasil e Campeonato Gaúcho).

Luan já provou muitas vezes ser um jogador diferenciado e decisivo, sendo inclusive cotado para ir a Copa do Mundo desse ano, ficando entre os 12 suplentes de Tite para a competição. O que pesa contra o atleta, além da fase não tão boa, são algumas inconsistências táticas, até porque ainda hoje é difícil definir a posição do jogador em campo. O que pode ser positivamente classificado como versatilidade, mas que também demonstra uma falta de definição de posição e características do jogador. Mas acredito que numa eventual chegada, Mano Menezes resolveria com facilidade essas questões.

O jogador não ter se tornado um jogador um atleta de nível internacional também é um fator negativo. Luan foi cotado para a Europa desde seus primeiros passos no futebol brasileiro, mas nunca convenceu o suficiente para ir às terras do velho continente, tendo seu auge chegando já numa idade não tão comum de acontecerem transferências para lá. Com certeza a permanência no Brasil é um motivo de frustração para o camisa 7, o que pode estar pesando em seu psicológico com o passar dos anos.

Só não consigo entender essa fixação do Grêmio em “se livrar” do atleta. Segundo os principais portais esportivos do país, Luan já foi oferecido a diversas equipes do futebol nacional. Um pouco estranho para um jogador que é um dos principais ídolos recentes do time e que participou ativamente da volta do Grêmio às conquistas. Deve ter algum motivo de fundo nessa história toda.

Agora se Luan vem ou não, só o tempo irá dizer. Vamos aguardar.

Última atualização em 19/08/2022 às 09:40