Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.
O Cruzeiro continua sendo o alvo preferido do Flamengo na busca por jogadores para reforçar o elenco rubro-negro. Após a busca por Arrascaeta e Dedé, em 2018, que resultou na compra do uruguaio, em 2019 o time de Jorge Jesus segue procurando negócios no time mineiro. E após fechar com Pedro Rocha, que atuou na Raposa na atual, temporada os cariocas buscam outro jogador que compôs o elenco do time estrelado: o lateral Orejuela.
Segundo informações dos repórteres Venê Casagrande e Lucas Felbinger, o jogador interessa ao Flamengo, que deve aproveitar um desinteresse do time mineiro em exercer a opção de compra do atleta. Orejuela chegou ao Cruzeiro emprestado pelo Ajax da Holanda, clube que o contratou junto ao Deportivo Cali-COL, em 2017 por 3,6 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões na cotação da época). Sem espaço nos Países-baixos, o lateral veio para o Brasil com contrato de empréstimo até o fim do ano, tendo a Raposa opção de compra ao término deste, por 1,5 milhão de dólares (algo em torno de R$ 6 milhões na cotação atual).
Só que a situação financeira do Cruzeiro, somada aos atrasos de salário que já somam dois meses, e os de FGTS, que somam quatro, acaba impossibilitando que o clube invista no lateral de 24 anos. O interesse do Flamengo, hoje maior potência do futebol brasileiro, e o fato da Raposa estar na Série B, o que dificultaria em eventuais convocações de Orejuela para sua seleção, também pesam na continuidade do atleta.
Impacto de uma eventual saída de Orejuela
Um dos poucos jogadores que agradaram no 2019 do Cruzeiro, a permanência de Orejuela era um pedido do torcedor celeste. O jogador, que se destaca muito pelo poderio físico e intensidade, fez, inclusive, dois gols com a camisa estrelada, mesmo sendo lateral direito, e foi uma importante válvula de escape por aquele lado.
Mas, apesar de fazer boas partidas, o colombiano também demonstrou deficiências técnicas, principalmente no último passe e tomadas de decisão, o que acabava “matando” muitos ataques celestes. Mesmo com a boa impressão deixada, o jogador não justifica que o clube faça sacrifícios por sua permanência.
Adilson Batista e Orejuela falam sobre permanência
O portal O DIA procurou Adilson Batista, técnico do Cruzeiro, na tarde desta segunda-feira (16), para falar sobre a situação do lateral. Adilson revelou, então, que dificilmente o clube exercerá a opção de compra sobre Orejuela.
“O Cruzeiro não deve exercer a opção de compra. Está muito claro isso”, disse o treinador, confirmado como comandante do clube em 2020.
Orejuela também comentou sobre suas chances de permanecer no Cruzeiro, m entrevista ao jornal El País, da Colômbia. O lateral demonstrou preocupação em relação a sua continuidade na seleção colombiana, caso tenha que disputar a Série B do Brasileirão.
“No momento, estou esperando o Cruzeiro decidir, porque eles têm a opção de comprar, então estou esperando para ver o que eles decidem que eu também tome uma final no meu futuro. Existem grandes clubes no Brasil que se aproximaram, mas você tem que esperar. É preciso olhar e analisar tudo, porque também preciso ver meu futuro. Eles estão me chamando para a Seleção, então você tem que olhar para essa situação”, afirmou Orejuela.
Leiam também: Balanço celeste – o ataque do Cruzeiro em 2019