Manifesto OuTro Preto

Publicado: última atualização em

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Outro Preto: Ouro com o “T” no meio. Outro Preto de Ouro Preto (cidade) patrimônio da humanidade. Território reconhecido, historicamente, pela oferta exorbitante de ouro. Oficialmente, a primeira grande mina de ouro da história ocidental.

OuTro Preto é antes do respiro, a gritante necessidade de transgressão da narrativa histórica oficial. Mais enfaticamente, a junção de forças que nos autoriza e legitima, neste instante, a atear fogo, quebrar paradigmaticamente o estatuto do escravo, que sustenta, até́ a atualidade, um discurso de verdade oficial que se guia por uma mentalidade racista.

OuTro Preto é um conceito-grito para dizer ao mundo: estamos descobrindo outras verdades! Descobrindo outra leitura da história que nos dá́ condições de reconstruir a imagem do Povo Preto Africano e, como consequência, do Povo Brasileiro.

O manifesto surge da descoberta de um nó histórico no estado de Minas Gerais: os detentores de todo conhecimento primordial da mineração são africanos. Este conhecimento foi sufocado, inferiorizado e apropriado por um discurso dominante branco, capitalista, racista e machista. Outro Preto nos liberta.

É honra da sociedade brasileira contemporânea reconhecer e divulgar a protuberância da genialidade africana, ressignificar a identidade trazendo à tona a ciência do Povo Preto, que para além de lindo é um povo extremamente inteligente. Outro Preto é agente dessa ressignificação.

Outro Preto desperta durante um processo de pesquisa realizado junto à Mina Du Veloso. Liderado por um engenheiro preto, conhecido como Du do Veloso, que tinha como braço direito, no primeiro instante, o Mestre Duca, mestre de ofícios da construção civil. Construíram um espaço capaz de reunir outras pessoas interessadas no desvelamento de uma narrativa histórica que identifique nossos ancestrais pretos como protagonistas. A Mina Du Veloso, assim, presta um serviço à alma.

Faz-se necessária a democratização destas práticas e a descoberta de outros caminhos, formas de luta que nos permitam enfrentar causas comuns.

O Despertar Coletivo!

Assumimos por nós mesmos, a responsabilidade de mudança e compreendemos que isto só́ é possível, de fato, coletivamente.

Outro Preto é movimento, desvela a história e faz história. É aberto e democrático: Outro Preto te chama pra dança.

Coletivo OuTro Preto

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS