Menu

Mapping, Dani Nega, Curumin e convidados agitam o sábado em Ouro Preto

28/07/2019 às 19:26
Tempo de leitura
5 min

A Praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG), foi tomada pela arte no último sábado (27). O Marte Festival 2019 reuniu diversos artistas da atual cena musical brasileira. Além de muita música, o público expressivo que esteve presente pode conferir dois vídeos mapping.

A programação do festival no sábado começou cedo. Às 10 horas da manhã, teve palestra sobre Música e Tecnologia com Felipe Julian.

Já quando a noite caiu na cidade histórica, as luzes no palco instalado na praça se acenderam para receber mais uma noite de shows musicais. A abertura ficou por conta de Marcelo Coelho & MCLAV.IN. Em seguida, o Museu da Inconfidência recebeu a arte do Vigas (Leando Mendes), que produziu um vídeo mapping 3D.

Mapping de Vigas.

Crédito da foto: Elis Bohrer

“Eu acredito que os festivais de arte e tecnologia dialogam diretamente com o patrimônio histórico, eu vejo não só no Brasil, mas em todo o mundo cada vez mais festivais desse realizado dentro de centros históricos, de cidades super antigas que acabam trazendo turismo e a galera pra prestigiar esses festivais, e na minha opinião a arte tecnologia ela acaba valorizando ainda mais o patrimônio”, explicou Vigas em entrevista ao Mais Minas.

Mandando um papo reto, a paulistana Dani Nega subiu ao palco acompanhada por Craca e apresentou seu projeto “O Desmanche”. O Show teve interação do público do começo ao fim. As rimas de Dani que fala sobre o desmonte do racismo, machismo, entre outras pautas. levaram o público ao delírio. “Talvez esse tenha sido um dos melhores shows que a gente se sentiu fazendo no palco, porque além do lugar ser realmente incrível né, tem todo esse centro histórico, o público tava muito receptivo, tava muito cheio, é exatamente aquele show que o show reage ao que você quer que aconteça, foi um prazer enorme”, disse Craca após se apresentar.

Dani Nega.

Crédito da foto: Elis Bohrer

Dani não esperava que o público fosse reagir de forma tão positiva ao seu show: “Eu fiquei surpresa porque, eu e o Craca não somos populares, a gente não é reconhecido em todos os lugares, a gente tem um público em São Paulo né, fora de São Paulo a gente tem uma dificuldade de dialogar com o público, e aqui uma galera muito receptiva, muito afim de escutar coisa nova, diferente, então eu fiquei bem surpresa e muito feliz”, explicou a cantora.

O VJ Eletroiman que já havia feito uma apresentação na noite de sexta-feira (26), repetiu o mapping “We are Nature”, no Museu da Inconfidência.

A plateia já estava animada quando Curumin subiu ao palco para fazer sua apresentação, e o baterista não estava sozinho. Além dos músicos que o acompanharam, Curumin promoveu um encontro com mais quatro grandes nomes: Tulipa Ruiz, Russo Passapusso, Anelis Assumpção e VJ 1mpar. “Tava uma noite muito positiva, o astral tava lá no alto, eu fiquei muito feliz com esse encontro, a gente tava entusiasmado lá dentro, tinha um clima muito bom também, foi muito legal”, contou Curumin, aniversariante do dia.

Curumin.

Crédito da foto: Rodolpho Bohrer

“O show do Crac e da Dani Nega, eles já saíram num calor, eu falei não vou passar frio? Aí eles já me deram a dica e foi batata, fui totalmente aquecida pelo som e pela galera”, disse Tulipa Ruiz em entrevista ao Mais Minas.

Tulipa Ruiz.

Crédito da foto: Elis Bohrer

O atual Secretário de Cultura da cidade Zaqueu Astoni, marcou presença no evento: “Hoje aqui foi uma noite belíssima em Ouro Preto, porque pela primeira vez a gente teve vídeo mapping, em homenagem aos 75 anos do Museu, o Festival Marte, ele vem com um diferencial muito grande, porque não é só uma atividade finalística musical, e sim diversos seminários, workshop, preparação, com diversos seguimentos da música, da arte e da tecnologia. Tenho certeza que o Marte veio pra poder ficar em Ouro Preto, a cidade tava lotada, hoje a Praça Tiradentes todo mundo presenciou e pode ver a maravilha que foi o espetáculo, principalmente o que ocorreu às 20h30 da noite, um espetáculo 3D que foi belíssimo e tenho certeza que o Marte veio pra poder ficar”.

Zaqueu Astoni.

Crédito da foto: Rodolpho Bohrer

O Marte Festival 2019 encerra neste domingo (28). Eric (sobrenome), que é um dos curadores do festival, já pensa no ano que vem: “Durante o festival a gente já pensa em todas as coisas que a gente pode fazer pro ano que vem né, tem ainda a programação de amanhã, mas o que fica pra gente é o fato de pensar no Marte como uma experiência pra cidade, de pensar Ouro Preto como cenário pra gente poder falar sobre o passado junto com o futuro, de pensar como a tecnologia pode impactar as pessoas e pode permitir que a gente tenha uma nova experiência com a música e com a cidade, eu acho que esse é o gostinho que fica e a certeza de que a gente fez uma aposta muito certeira, sabe, nesse caminho, que ano que vem a agente tem que pensar em avançar nesse tipo de questão, como é que a gente pode pensar nesse senário, com mais shows e mais coisas diferentes”.

Erick Krulikowski.

Crédito da foto: Elis Bohrer

Confira mais alguns registros da noite de sábado do Marte Festival:[Best_Wordpress_Gallery id=”36″ gal_title=”Mart Festival em Ouro Preto – 27/07/2019″]

Última atualização em 09/09/2021 às 16:57