O que você procura?


Bombeiros capturam jiboia que entrou numa residência, em Ituiutaba

Maicon Costa 20 de abril de 2020 às 13:15
Tempo de leitura
2 min

O Corpo de Bombeiros de Ituiutaba, cidade localizada no Triângulo Mineiro, foi acionado para realizar a captura de um jiboia, que estava dentro de uma casa, no bairro Cidade Jardim. O solicitante afirmou que estava no jardim de sua residência e que após estacionar seu carro, ouviu um ruído estranho. Ao procurar a origem do barulho, encontrou a serpente nos fundos da casa.

Ao ver o animal, o homem então ligou para os bombeiros que, após chegarem ao local utilizara, equipamentos e técnicas adequados para realizaram a captura segura do animal, devolvendo-o ao seu habitat.

Comportamento das jiboias

De acordo com o Corpo de Bombeiros, do contrário do pensado no imaginário popular, as jiboias não são cobras peçonhentas, ou seja, não possuem presa inoculadora de veneno. Além disso, elas não são naturalmente agressivas ao homem, pelo contrário, estas cobras geralmente evitam a presença humana.

LEIA TAMBÉM:  Audiência na ALMG desconsidera mineração e debate sobre preservação da Serra do Ouro Branco

Quando se sentem ameaçadas ou acuadas é que as jiboias se colocam em posição de defesa, podendo expirar o ar dos pulmões com força produzindo um ruído característico, conhecido como “o bafo da jiboia”, que não é tóxico e nem causa manchas na pele do homem.

O Corpo de Bombeiros orienta a população para realizar o chamado via 193 quando se depararem com animais silvestres, para que seja realizada a captura segura.

Veja também: Bombeiros resgatam tamanduá e jiboia no Triângulo Mineiro; veja vídeo

Última atualização em 13 de setembro de 2021 às 18:35