Menu

Defesa Civil atualiza sobre barragem em Pará de Minas: “Infiltrações na base da estrutura”

O alerta de risco de rompimento permanece, segundo as autoridades.
10/01/2022 às 23:07
Tempo de leitura
2 min
Reprodução: Prefeitura de Pará de Minas
Reprodução: Prefeitura de Pará de Minas

A prefeitura de Pará de Minas, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, emitiu na noite de domingo, 9 de janeiro, “alerta máximo”, para que famílias que moram abaixo da Usina do Carioca, tanto no município quanto em Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará saiam “imediatamente de suas casas” por conta de um “alto risco de rompimento da barragem“.

“Alerta máximo para todas as famílias que se encontram abaixo da Usina do Carioca, tanto no município de Pará de Minas, quanto em Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará. A Prefeitura de Pará de Minas e a Defesa Civil recomendam que os moradores abaixo da Usina do Carioca saiam imediatamente de suas casas, devido ao alto risco de rompimento da barragem”, diz o comunicado da prefeitura. 

Na manhã de segunda-feira, 10 de janeiro, a Defesa Civil de Minas Gerais atualizou o estado da barragem: “Neste momento permanece o alerta de risco de rompimento. Grande vazão de água, vertendo pelas laterais e pelo topo. Infiltrações na base da estrutura.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um bombeiro fazendo um apelo acalorado aos moradores da região abaixo da barragem da Usina do Carioca, que está com risco de rompimento. O militar pede que as pessoas se protejam e deixem as casas. “Pelo amor de Deus”, pediu ele. Veja:

Veja imagens da situação da barragem de Carioca feitas na tarde de domingo:

Em vídeo divulgado na noite de domingo, o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD), disse que equipes foram mobilizadas para atender os moradores que precisam sair de casa e não tem para onde ir. Veja abaixo:

Já o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) informou que, “conforme noticiado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), está atuando nas evacuações preventivas das pessoas localizadas nas imediações da Represa do Carioca. O CBMMG atuará juntamente com os demais órgãos no Sistema de Comando de Operações já instalado no local”. Veja:

Última atualização em 19/08/2022 às 05:51