Menu

Mês do Orgulho LGBTQIA+: confira 5 filmes marcantes para assistir

30/06/2020 às 13:52
Tempo de leitura
2 min

O dia do orgulho LGBTQIA+ foi comemorado no último domingo (28) e o mês de junho foi marcado por diversas manifestações acerca do assunto. A data, que é celebrada há mais de cinco décadas, busca festejar a vida, a afetividade e a luta das pessoas transexuais, lésbicas, intersex, bissexuais, gays, queer e outras.

Sendo assim, nós separamos cinco filmes sobre o assunto, para que seja possível debater e conscientizar a população sobre o mês e sua celebração, de grande importância no Brasil e no mundo. Confira:

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

De produção brasileira, o longa conta a história de um jovem cego que está em descoberta da sua sexualidade. O filme apresenta, de forma sensível e delicada, tanto o assunto sobre a sexualidade, quanto sobre a deficiência do protagonista.

Foto: Reprodução/YouTube

A garota Dinamarquesa (2015)

O longa, com indicações ao Oscar e Globo de Ouro, retrata a história de uma mulher transexual europeia que viveu no século XX. Durante o filme é explorado a capacidade da protagonista em começar a reconhecer sua identidade.

Foto: Divulgação

Para Sempre Teu Caio F. (2015)

O documentário traz a história de um dos maiores nomes da literatura brasileira, Caio Fernando Abreu, contando de maneira íntima sobre sua vida, carreira e laços afetivos. Caio morreu aos 47 anos, vítima da AIDS.

YouTube video

Moonlight: sob a luz do luar (2016)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017, a história retrata as dificuldades de um jovem no processo de reconhecimento de identidade e sexualidade, em paralelo a abusos físicos e emocionais ao longo de suas transformações. O filme conta com um elenco todo de negros.

YouTube video

Com amor, Simon (2018)

Referência para o público adolescente sobre a temática LGBTQIA+, o filme conta a história de um adolescente de 17 anos que esconde da família e amigos que é gay. Tudo começa a mudar quando ele se apaixona por um colega da escola.

Foto: Divulgação

Leia também: Conheça a história por trás da bandeira do arco-íris, símbolo da comunidade LGBT

COMENTÁRIOS