Um grande transtorno aconteceu na manhã de hoje (31), em Belo Horizonte, deixando os usuários do metrô em maus lençóis. O trem que liga as estações Gameleira e Calafate, no sentido Eldorado, parou em meio a viagem. Assim os passageiros foram obrigados a descerem dos vagões e caminharem sobre os trilhos.
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a falha técnica ocorreu às 7h25 da manhã. O horário é considerado de pico, pois muitas pessoas utilizam do serviço para ir ao trabalho. Após a parada do trem, as demais composições que operam no sistema tiveram suas velocidades reduzidas, em medida de segurança.
Tivemos que descer do trem e andar até na estação. Linha sentido Eldorado segue interditada pelo trem. Passou um trem sentido Eldorado pela outra linha (via sentido Vilarinho) para seguirmos viagem, devem estar intercalando os trens no trecho para não parar, só reduzir. pic.twitter.com/BPi5oEgUgk
— Step (@Steeepe) May 31, 2019
Reclamações
Alguns passageiros comentaram o problema nas redes sociais, afirmando que precisaram andar sobre os trilhos. Em seguida, outro trem veio, em sentido oposto, para que os passageiros pudessem seguir viagem. Mas apesar da resolução parcial dos problemas daqueles que embarcaram na linha que apresentou falhas, as Estações apresentaram superlotação.
Muitos usuários criticaram a situação do Metrô de BH. Veja:
@cbtubh Bom dia!!!! Tenham mais respeito com o usuário, hoje fiquei certa de meia hora presa dentro de um trem super lotado, sem ventilação e sem nenhum tipo de informação do que estava acontecendo….nos trabalhadores merecemos no minimo dignidade!#metrobh #ElDorado
— GHAZY (@GHAZYMARIZ) May 31, 2019
essas carroças do metrô BH estragam em plena sexta feira só pra abrilhantar o final de semana do proletariado. pic.twitter.com/cj4oDeX4F5
— thay (@tha_eloisa) May 31, 2019
Preço do metrô de BH aumentou mas o serviço piorou pic.twitter.com/PEQB87qBHR
— ex-gay (@obrianbruno) May 31, 2019
Na Estação Eldorado, em Contagem, os portões chegaram a ser fechados. A medida visava, segundo a CBTU, impedir uma superlotação do terminal.
Expansão do metrô
Recentemente o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciou um investimento de R$ 1 bilhão, para expansão do metrô de BH. Mas os parlamentares mineiros ainda acham o investimento insuficiente.
No momento, equipes de manutenção e operação do Metrô trabalham para restabelecer, o quanto antes, a normalidade do tráfego e a regularidade dos intervalos entre viagens.