Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Nesta quinta-feira (23), o estado de Minas Gerais confirmou 102.568 casos registrados para o novo coronavírus desde o início das testagens. Esse número representa a soma dos casos confirmados que não evoluíram para óbito e dos óbitos confirmados por COVID-19, que foram 2.238.
Segundo o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, só nas últimas 24h foram confirmados 3.827 novos casos e 72 óbitos. Além disso, no momento, há 125 óbitos sob investigação.
O total de pessoas recuperadas no estado é de 76.240. É importante ressaltar que quando mencionamos o número de recuperados, esse número diz respeito ao total de pessoas que agora estão imunes ao novo coronavírus por já terem contraído o vírus e terem se recuperado dos sintomas ou que eram assintomáticos e já passaram pelo período de 14 dias de isolamento sem agravamento causado pela contaminação. Essas pessoas agora, teoricamente, estão imunes por terem sobrevivido e desenvolvido anticorpos para o vírus responsável pela pandemia.
A Saúde do estado segue acompanhando 24.090 pacientes que já testaram positivo e que ainda não receberam alta de internação ou isolamento social.
Perfil epidemiológico dos casos do novo coronavírus, em MG
Em relação aos casos confirmados que não evoluíram para óbitos, a maior taxa de infectados por SARS-COV-2 está na faixa etária entre 30 e 39 anos (25,1%), seguido da faixa etária de 40 a 49 anos (20,4%). Contudo, em relação aos óbitos, a situação é totalmente diferente. A maioria das pessoas que evoluíram para óbito estavam na faixa etária acima dos 60 anos (76%), número esse que mostra como a Covid-19 é mais grave para pessoas da terceira idade.
Em relação ao gênero, a maioria das pessoas que foram infectadas e evoluíram para óbito, até o momento, foram homens, com 57% dos casos, o que representa 1.284 mortes. Ainda em relação aos óbitos, 83% apresentavam comorbidade, principalmente idade avançada, doença cardiovascular e /ou hipertensão. Do total de óbitos confirmados, 173 não tinham comorbidade.
A taxa de letalidade no estado está em 2,1% e 356 municípios mineiros já tiveram ao menos um óbitos registrado. O total de municípios no estado que já registraram casos de coronavírus é de 785.
Ocupação dos leitos
Até a última terça-feira (22), haviam 3.607 leitos de UTI pelo SUS, em Minas Gerais, e sua taxa de ocupação geral estava em 67,4%, com 963 pacientes internados com Covid-19. Contudo, a Secretaria de Estado de Saúde não divulga o número de leitos, nem taxa de ocupação específicos para Covid-19.
Em Ouro Preto, por exemplo, onde há a unidade de saúde Santa Casa da Misericórdia, que atende a cidade histórica, além das vizinhas Mariana e Itabirito, a taxa de ocupação é de 100%.