Menu

Mulher: dicas, combinações e sobreposições de looks para festas de final de ano

18/11/2021 às 21:20
Tempo de leitura
6 min
Roupas para mulheres usarem em festa. Foto: Pixabay
Roupas para mulheres usarem em festa. Foto: Pixabay

As mulheres estão cada vez mais modernas. Atualmente, suas preocupações estão além do preparo das tradicionais ceias e festas de final de ano, isso quando o fazem, mas o look tem se tornado um interesse em comum.

Devido a necessidade da mulher contemporânea cada vez mais se cuida, compreendendo que ela não precisa necessariamente estar atrás do fogão quando não quiser, mas que é livre para isto também. A tendência é de um aumento significativo no número de mulheres mais bem vestidas durante as festas de Natal e Réveillon. O que enfraquece a figura da mulher cansada que cozinhou o dia inteiro para suprir as demandas que tais eventos exigem.

Contudo, mesmo as que ainda preferem passar os últimos dias do ano na correria dos preparativos, o que não deve ser visto como um erro, afinal é para poucas enfrentar essa “empreitada”, não precisam passar as noites sem se arrumar. Neste caso o tempo precisa ser bem gerido.

Quando pensamos em vestimenta, precisamos refletir sobre nossa própria personalidade, afinal se vestir também é uma forma de nos comunicarmos com o mundo. Portanto, ter esse perfil claro em mente já contribui para eliminar algumas peças que jamais usamos.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Tendências e roupas para as festas de final de ano

Neon ainda em alta

Pelo quarto ano consecutivo o neon continua em alta, principalmente durante a primavera/verão brasileiros. Nas festas de final de ano não será diferente.

Principalmente o verde em diversas tonalidades de “chock” pode ser perfeitamente usado durante o natal, enquanto que o azul durante a virada de ano entrega um mood moderno e reluzente.

Metalizados

Vestidos ou blusas com tecidos metalizados também são os “queridinhos” do momento, principalmente se tratando de festa, pois o brilho suave desses tecidos entrega um estilo futurista e “intergaláctico” à pessoa que usa.

Peças metalizadas podem ser usadas tanto durante o natal como no réveillon, sendo nesse segundo muito bem vindo em tons claros como o branco, bege, cinza e até mesmo no verde.

É preciso pensar que final de ano é para extravasar mesmo!

Tecidos Leves

O clima tropical brasileiro deve ser levado em consideração, por isso roupas com tecidos mais leves com lese, algodão podem ser bastantes explorados.

Que tal um vermelhinho para o natal e o tradicional vestido branco em renda para a virada? Para as mais jovens existe a opção de amarrar uma jaqueta na cintura, já para as mais maduras o vestido com uma sandália, podendo ser rasteira ou mesmo um salto, à gosto, fica muito estiloso para as festas.

Conjuntos e combinações

Conjuntos

Se você é do tipo que ao invés dos vestidos longos prefere um conjunto, não tem problema, realmente eles estão com tudo no mercado da moda. Os conjuntos podem ser compostos por:

– Blusa e short
– Crooped e saia curta
– Crooped e saia comprida
– Crooped e calça
– Blusa e calça

Tem também as opções de trijuntos, que geralmente são compostos por:

– Kimono, short e crooped
– Blazer, crooped e calça
– Chamise, blusa e saia

Enfim, neste sentido há muitas opções, cabe a cada uma escolher a maneira mais confortável e compatível com seu estilo.

Combinações

Talvez você pense, “Pra quê andar combinadinha se eu posso ser livre”? e sua indagação não está errada. Existem algumas combinações mais ‘free’ no sentido de roupas, em que o jeans pode ser a peça coringa.

O jeans é muito bom e prático para todas as ocasiões, não seria para as comemorações de fim de ano que ele ficaria de fora.

Logo, uma calça jeans com uma blusa bem descolada e uma sandália de salto, pode ser um look diferente. Ou uma saia jeans com uma blusa mais transada e porque não dizer, um vestido ou macacão jeans.

Macacão e macaquinho

O macacão é uma peça única que resolve facilmente o problema de um look rápido para quem está sem tempo. Mas ele também pode ser uma peça mais extravagante, tudo depende do gosto de quem usa.

O macacão é longo, enquanto que o macaquinho mais curto, ambos são mais soltinhos, por isso entregam conforto para quem usa. E o melhor, é usado por pessoas de variadas faixas etárias.

Trajes tradicionais

A família que preferir trajes mais tradicionais, seguindo orientações de países com uma cultura de natal mais forte, como nos Estado Unidos, deve se preocupar com questões climáticas. Pois as fotos natalinas “lá de cima” que reverberam são de looks invernais, que consideram inclusive a neve, enquanto que no Brasil o Natal acontece durante o verão.

As meninas

As meninas bebês, crianças e adolescentes podem seguir as mesmas orientações de looks acima, desde que as roupas e calçados sejam confortáveis, afinal, criança quer brincar e se locomover com tranquilidade e liberdade, pense nisso!

Dicas de calçados

Como o natal e o réveillon são festas de longa duração, é interessante que, para quem gosta de usar salto, tenha um calçado mais confortável sobressalente na bolsa ou sapateira, pois ao final da noite a dor nos pés e coluna pode ficar insuportável e fazer com que você vá dormir antes do esperado.

É preciso considerar que estamos no êxodo de uma pandemia, que consistiu em mulheres ficarem mais tempo em casa e consequentemente usar menos salto, então os corpos podem ter desacostumado a usar tal peça.

A dica aqui é sempre usar calçados abertos, entretanto as jovens ou mais despojadas podem optar por tênis, o problema todo está no calor.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:33