Moradores próximos de barragens a montante de Nova Lima e Ouro Preto serão evacuados

Publicado: última atualização em 0 comment

Nesta quarta-feira (20), a Vale anunciou a retirada de moradores de comunidades localizadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem de Vargem Grande, em Nova Lima, cidade pertencente a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na mesma nota, a Vale também anuncia que se prepara para a realocação de moradores de Ouro Preto que estão próximos de barragens a montante inativas da empresa. Cerca de 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens devem deixar suas casas hoje de forma ordenada.

Confira a nota na íntegra:

Vale informa sobre continuidade do descomissionamento de barragens a montante

A Vale informa que, dando continuidade ao processo de descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, anunciado em 4 de fevereiro no Fato Relevante “Vale informa sobre decisão de paralisação temporária das operações do Complexo de Vargem Grande”, nesta quarta-feira (20/2), a Vale coordenará com as autoridades a realocação das pessoas situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da referida barragem.

A Vale informa, também, que iniciou a preparação para a realocação das pessoas nas ZAS associadas ao descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, conforme o plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante “Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante” do dia 29 de janeiro.

Estas quatro barragens inativas estão localizadas no entorno da mina de Fábrica, cuja produção será mantida através do processamento a seco, com um impacto estimado de perda de aproximadamente 3 Mtpa em 2019.

No total, cerca de 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens devem deixar suas casas hoje de forma ordenada.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS