Menu

Natal iluminado de Itabirito vem trazendo magia para a cidade; veja os eventos do final de semana

04/12/2019 às 12:30
Tempo de leitura
8 min

A magia e o brilho do Natal invadiram as ruas de Itabirito. Na última sexta-feira (29) começou mais uma edição do Natal Iluminado, com o Cortejo Natalino percorrendo as ruas do Centro da cidade até a Praça da Estação. “Está tudo lindo e muito organizado, valeu muito a pena vir com a família prestigiar o evento”, disse Isa Gois, moradora do bairro Primavera, que acompanhava a abertura dos festejos natalinos de Itabirito.

O Cortejo contou com a apresentação da Banda Bem Brasil, dos alunos do Atelier de Artes Integradas, bonecos gigantes do Catin Nardi, além da presença do Papai Noel, colocando a cidade em clima de festa natalina e mostrando que muitas atrações inovadoras fazem parte da programação 2019.

Para quem prestigiou a festa foi um momento de muita felicidade. “Lindo o cortejo, coloca as pessoas no clima de Natal. Estou registrando tudo no celular para mostrar aos meus netos, que não puderam acompanhar a festa. Todos que organizaram estão de parabéns”, contou, entusiasmada, Patrícia Maria, moradora do bairro São José, que estava acompanhando a passagem do cortejo.

Na chegada na Praça da Estação, Papai Noel recebeu a Chave da Cidade pelas mãos do prefeito Orlando Caldeira. “Começamos o Natal de Itabirito cheios de alegria. E é assim que devemos celebrar essa data. É com muito orgulho que entrego a Chave de Itabirito ao Papai Noel, para que ele possa comandar a festa durante dezembro, trazendo muita paz e realizações para todos”.

Após a abertura, foi a vez do Festival de Música das Escolas Municipais, com as apresentações dos alunos da Escola Municipal Ana Amélia de Queiroz.

Música e teatro na Praça da Estação

No último sábado (30), o Complexo Turístico da Praça da Estação foi palco de diversas atrações culturais, pela programação do Natal Iluminado 2019. O público conferiu o Espetáculo Canarinhos Em Cena; e o cordel dos alunos do Atelier de Artes Integradas, chamado O Romance da Cabra, de Fernando Limoeiro. A programação também teve muita música, com os shows da banda Soulpop, dos blocos Mina Bloco e Chevette Véio, DJ Saraboratti e Banda Boa. Completando a programação do sábado, ainda teve a realização da oficina de pintura facial e uma atividade de Educação Patrimonial.

A jovem itabiritense Thanmily Pires, moradora do bairro Meu Sítio, aprovou a seleção de atrações e fez questão de participar: “Eu achei ótima a programação. Vim para prestigiar os artistas itabiritenses e acredito que é muito importante valorizarmos a nossa cultura local”.

Natal iluminado de Itabirito vem trazendo magia para a cidade; veja os eventos do final de semana

Crédito da foto: Divulgação

Para o diretor do Atelier de Artes Integradas, Henrique Malheiros, é fundamental que os alunos participem de eventos abertos ao público. “Dentre as peças do nosso repertório, o cordel é a que combina com o espetáculo de rua. É importante que nossos alunos comecem a lidar desde cedo com o público; além de conseguirmos mostrar para a população o nosso resultado, tendo em vista que somos uma escola de teatro, de balé e desenho”, destacou o diretor.

Para o integrante do Canarinhos de Itabirito, Raul Tomaz, é muito importante a oportunidade de apresentar em eventos como esse.  “Foi muito bom, porque é uma ajuda mútua de todas as associações da cidade. E a visibilidade que temos aqui é muito interessante”, comentou o artista.

Veja também: Itabirito recebe Caravana Iluminada de Natal da Coca-Cola no dia 5 de dezembro

Restauração Solidária

Dentro da programação do Natal Iluminado aconteceu o evento Restauração Solidária. A ação foi uma iniciativa dos alunos do curso de Restauro de Edificação, que acontece por meio de uma parceria da Prefeitura de Itabirito com o Instituto Yara Tupynambá.

“Pensamos em fazer um evento cultural, que tenha como ponto principal a questão da arrecadação de itens de higiene pessoal para a Apae. Então fizemos os convites para instituições culturais da cidade. O evento tomou uma proporção maior, com o apoio de várias entidades, além da Prefeitura. Por meio do curso, estamos restaurando a casa de Paulo Josafá, localizada no centro histórico do município”, enfatizou Isabella Mayrink, a participante do curso e uma das organizadoras do evento.

Música e dança

O espírito natalino tomou conta da Praça da Estação em Itabirito no último domingo (1). Os moradores e visitantes da cidade puderam apreciar duas lindas atrações, que encantaram o público. A noite começou com a apresentação do coral do Cras e Amor Exigente. “Foi emocionante ver o coral de Itabirito, parabéns para a cidade! É muito importante ter esses eventos que trazem cultura à população”, ressaltou Társia de Castro, moradora do bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte.

A apresentação Entre Princípios, do coral do Cras e Amor Exigente, reuniu repertórios de músicas antigas e atuais, que passou mensagens de amor e fé para o público. “Umas das canções que interpretamos foi ‘É preciso saber viver’. Ela mostra que devemos aproveitar todos os instantes de nossas vidas, e acho que passa também um dos sentimentos do Natal, que é de muito amor e solidariedade. Foi maravilhoso participar!”, enfatiza Guilherme Gregório, integrante do coral e morador do bairro Cohab, em Itabirito.

Logo em seguida foi a vez das pessoas conferirem os dançarinos da Academia de Ballet Toute Forme, de Belo Horizonte. Com a apresentação Balé Noites de Walpurgias e o Despertar de Flora, o público se encantou com a dança. “Paramos na praça por um acaso, somos de Cachoeira do Campo. Eu não esperava passar aqui e ver uma apresentação tão linda, estou adorando”, conta Natália Souza. “Uma iniciativa bem legal essa de Itabirito, estou gostando do evento”, enfatiza Gabriel Brito, também morador de Cachoeira do Campo.

Natal iluminado de Itabirito vem trazendo magia para a cidade; veja os eventos do final de semana

Crédito da foto: Divulgação

“Para mim, como morador de Itabirito, é gratificante poder estar na minha cidade e mostrar todo o nosso trabalho. Além disso, levo o nome da nossa cidade para o mundo, o que é maravilhoso. Eu tenho um carinho muito grande por todos estarem aqui nos recebendo, com tanto carinho. O Natal Iluminado da cidade está lindo e eu poder abrilhantar a programação hoje com o balé clássico é perfeito”, destaca Luiz Fernando Maciel, bailarino profissional da Academia de Ballet Toute Forme, há mais de 30 anos.

A coordenadora da companhia de Ballet, Luciana Lopes, destacou a importância de realizar eventos que trazem cultura gratuita para a população. “É muito gratificante esse trabalho ser feito mais próximo do público, ganha maturidade e nos sentimos mais abraçados, somos muito gratos por essa abertura. A arte foi feita para abraçar a todos e para transmitir um pouco de sonho e magia para a vida das pessoas”, ressalta.

Parcerias e ações sustentáveis iluminam Itabirito para o Natal

As equipes da Prefeitura de Itabirito trabalharam bastante para que toda a magia do Natal tomasse conta das ruas da cidade.  A iluminação e decoração de 2019 foi possível, em tempo recorde, devido à parceria com setores privados, contando com o apoio do Farid, Elétrica Cemil e também com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Quando falo que todos somos prefeitos, não são apenas minhas palavras. E o Natal Iluminado mostra como o trabalho em parceria tem potencial para fazer as coisas acontecerem. Agradeço aos nossos parceiros, por se mostrarem disponíveis para que nosso município estivesse pronto para mais um Natal”, destaca Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

Mantendo a tradição de enfeitar a cidade, a Prefeitura de Itabirito recebeu a doação de luzes, cabos e a participação dos lojistas da cidade para a doação de enfeites natalinos, que foram colocados em uma árvore na Praça da Bandeira. “É bonito ver a participação de todos para que o Natal tivesse um grande resultado. Reaproveitamos poucos enfeites, pois eles não estavam aptos, mas o que deu para reciclar está nas ruas, para deixar a decoração ainda mais linda e especial”, conta Júnia Melillo, secretária de Patrimônio Cultural e Turismo.

A população pode conferir a decoração e a iluminação de Natal nos seguintes locais: praças da Estação e São Sebastião, Prefeitura, Parque Ecológico, Jardim São Cristóvão, uma exposição de mini presépios na Biblioteca Pública Municipal, e uma linda árvore na Praça da Bandeira.

Além disso, a equipe da Prefeitura de Itabirito restaurou um antigo presépio, do conhecido Zezé Dureza, que está na Praça da Estação. Já dentro da Casa do Papai Noel, foi instalado um presépio animado, criado pelo Sr. Célio Rodrigues Amorim.

Natal iluminado de Itabirito vem trazendo magia para a cidade; veja os eventos do final de semana

Crédito da foto: Divulgação

Veja também: Programação do Natal de Luz em Mariana começa nesta quinta-feira (28)

Última atualização em 28/10/2021 às 20:09