Menu

Newton realiza I Encontro sobre Libras e Educação de Surdos

09/11/2019 às 01:04
Tempo de leitura
4 min

No próximo sábado, 9 de novembro, das 9h às 12h, o Centro Universitário Newton Paiva promove o I Encontro sobre Libras e Educação de Surdos da Newton. Gratuito e aberto ao público o evento será realizado no auditório do campus Carlos Luz (Avenida Presidente Carlos Luz, 220, Caiçara) e vai discutir a importância da inclusão de alunos surdos nas escolas brasileiras, buscando reunir comunidade surda, profissionais da área da educação, estudantes e cidadãos interessados na temática. As inscrições podem ser feitas pelo por aqui.

O encontro receberá a professora Clarissa Fernandes das Dores, mestre em Educação e docente no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Ouro Preto), para abordar as perspectivas sobre a educação dos surdos no Brasil. O evento contará também com a professora Giselli Mara da Silva, doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsável por conduzir a discussão sobre o ensino de Português como segunda língua para surdos, e com a professora Graciele Kerlen Pereira Maia, mestre em inclusão de surdos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), tratando da importância do tradutor-intérprete de Libras na educação dos surdos. No encontro, dois intérpretes farão a tradução para a comunidade surda e haverá transmissão a todos os polo de educação a distância da Newton.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2,2 milhões de pessoas, no país, declararam ter deficiência auditiva. Para Carla Netto, coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras da Newton Paiva em EaD, é urgente debater o papel de todos os agentes envolvidos na educação de surdos. “Vivemos um contexto de muita teorização acerca da inclusão, mas pouca prática. Precisamos refletir sobre o papel da instituição de ensino e do professor para atuar na educação inclusiva e planejar ações para essa prática”, defende. Ainda de acordo com a professora, doutora em Educação, é necessário encarar a Língua Brasileira de Sinais como segunda língua oficial no Brasil, além de conhecer a história e os desafios sociais enfrentados pelos cidadãos surdos.

SERVIÇO

I Encontro sobre Libras e Educação de Surdos da Newton

Quando: 9 de novembro, sábado, das 9h às 12h

Ondecampus Carlos Luz da Newton (Avenida Presidente Carlos Luz, 220, Caiçara)

Inscrições: gratuitas, pelo formulário eletrônico http://bit.ly/encontrosobrelibras

Sobre a Newton

Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.