Menu

Museu com mais de mil peças barrocas será inaugurado em Ouro Preto

Museu Boulieu será instalado no antigo Asilo São Vicente de Paulo.
04/04/2022 às 19:40
Tempo de leitura
4 min
Foto: Divulgação/Instituto Pedra
Foto: Divulgação/Instituto Pedra

Ouro Preto contará com mais um estabelecimento cultural para agregar ainda mais o seu conjunto barroco. No dia 13 de abril será inaugurado o Museu Boulieu, com uma coleção de mais de mil peças doada pelo casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu.

Localizado no principal acesso ao Centro Histórico de Ouro Preto, o Museu Boulieu está instalado no antigo Asilo São Vicente de Paulo, que possui um espaço de quase 400 metros quadrados distribuídos em seis salas para exposição no pavimento superior. O local conta com entrada, bilheteria, café/loja, sala multiuso, sala do educativo, áreas administrativas e reserva técnica. 

O museu possui o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e projeto de restauração e expografia assinados pelo Instituto Pedra. A coleção doada pelo casal Jacques e Maria Helena Boulieu reúne principalmente obras de origem asiática e latino-americana, principalmente do período barroco.

O equipamento contará com 1.050 peças das 2,5 mil da Coleção Boulieu, entre esculturas, pinturas, objetos e mobiliário, além de duas obras cedidas temporariamente pela Coleção Ivani e Jorge Yunes, inaugurando o Programa “Acervos em Diálogo”.

Ao percorrer as salas, o visitante poderá conhecer alguns desdobramentos do Barroco pelo trajeto histórico-poético por meio dos temas:

  • “A fé e o império conquistam o mar”;
  • “O mundo encantado das Índias”;
  • “Americanos de Norte a Sul sob o sinal da cruz”;
  • “O brilho dos metais e a luz da religião”;
  • “A América hispânica e o esplendor do culto”;
  • “Os engenhos da arte no Brasil açucareiro”;
  • “A palma barroca na mão do povo”;
  • “O eldorado no coração da grande floresta”;
  • “Esfera da opulência e teatro da religião”.

No saguão, será possível conhecer um pouco da história do casal Boulieu e a origem da coleção. No piso superior, o visitante será recebido pela voz de Maria Bethânia, recitando poemas de Fernando Pessoa e Camões, e imagens que introduzem o “novo caminho para as Índias”, onde o mundo ocidental dialoga culturalmente com as tradições milenares locais.

“Maria Helena e Jacques Boulieu doaram parte do acervo para a arquidiocese com a condição de fazer um museu de arte em Ouro Preto. Então, o Angelo indicou o Instituto Pedra para organizar o museu. O prefeito fez a curadoria, acompanhou e ajudou a criação do equipamento cultural, mas a iniciativa inicial foi do casal”, explicou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, ao Mais Minas.

A abertura do museu está marcada para o dia 13 de abril, às 10h, e contará com a mostra temporária Aleijadinho, com fotografias Horacio Coppola, feita em parceria com o Instituto Moreira Salles. O conjunto de fotografias retrata as obras do escultor mineiro a partir da viagem feita por Coppola a Minas Gerais em 1945.

Antigo Asilo São Vicente de Paulo

Museu com mais de mil peças barrocas será inaugurado em Ouro Preto
Foto: Divulgação/Instituto Pedra

A origem do conjunto de edifícios remete ao final do século 18, mas o imóvel que abriga o museu foi construído em 1932 pelos vicentinos para ser usado como asilo, função que cumpriu até o fim do anos 2000, com a transferência do complexo hospitalar do Bairro da Bauxita para o local.

Para efetivar a criação do museu, em 2008, o Instituto Cultural Brasileiro do Divino Espírito Santo (ICBDES), atual Instituto Boulieu, foi criado como personalidade jurídica responsável pelo Museu Boulieu. Em 2012, a Prefeitura de Ouro Preto cedeu o uso do espaço para a criação do museu.

COMENTÁRIOS