O que você procura?


Novo Gin produzido em Minas Gerais leva a marca da Cervejaria Ouropretana

Rodolpho Bohrer 14 de outubro de 2020 às 09:50
Tempo de leitura
3 min
Ouropretana London Dry Gin - Foto: Leo Homssi/Converso Comunicação
Ouropretana London Dry Gin - Foto: Leo Homssi/Converso Comunicação

O Gin, bebida de origem holandesa – mas com fama de inglesa –, toma conta do mercado de bebidas brasileiro, oferecendo novas opções de sabores para os amantes dos destilados. A Cervejaria Ouropretana passa a produzir seu próprio Gin, o Ouropretana London Dry Gin.

A produção é tradicional inglesa, com o gin sendo redestilado em dornas de cobre. A Cervejaria Ouropretana iniciou os testes com ingredientes para chegar a um blend de botânicos que conversam entre si e realçam sabores. As dornas de cobre entregam, também, um melhor resultado das especiarias e dos botânicos. O resultado é o Ouropretana London Dry Gin, uma bebida complexa, refrescante, com um sabor final clássico e, ao mesmo tempo, contemporâneo no uso dos cítricos.

LEIA TAMBÉM:  Um causo mineiro para “morrer de medo”

“Experimentar novos sabores na composição das bebidas é algo que está no DNA da Cervejaria Ouropretana”, explica Leonardo Tropia, que completa: “O Ouropretana London Dry Gin é o primeiro de novos produtos destilado com a marca”. Junto ao lançamento do Gin, a Ouropretana traz traças especiais para a bebida, em vidro e em acrílico, e também mix de especiarias para preparo especiais.

Gin

O Gin é uma bebida destilada criada no século XVII, na Holanda, pelo médico Francisco de la Boie, conhecido como Sylvius. Seu objetivo era criar um remédio diurético para problemas renais. Ele acrescentou à bebida, destilada de cereais, o zimbro, uma fruta arredondada, semelhante à uva, comum na Noruega, na Holanda, na Rússia e em outras regiões da Ásia, e também na América do Norte. A Itália é o maior produtor mundial do zimbro. O remédio do Dr. Sylvius agradou por ser saboroso e barato. Durante a Guerra dos 30 anos, os soldados ingleses conheceram a bebida e a levaram para a Inglaterra, onde o Gin fez sucesso e passou a ser produzido em larga escala.

LEIA TAMBÉM:  Ex-prefeito de Ouro Preto se cala em 23 perguntas sobre suspeitas no caso Saneouro

A produção do Gin leva o destilado de cereais, o zimbro e especiarias e botânicos, especialmente selecionados. O processo é feito em dornas de cobre, que também influencia no sabor final. O Ouropretana London Dry Gin segue a receita inglesa e é redestilado, para realçar os sabores dos botânicos.

Cervejaria Ouropretana

Cervejaria Ouropretana nasceu em 2011, na cidade de Ouro Preto/MG, com o objetivo de propiciar experiências gastronômicas que possibilitem ao consumidor vivenciar o momento de ascensão da cerveja no Brasil. Os produtos artesanais da Cervejaria Ouropretana são resultado de um comprometimento com a qualidade da cerveja, independente de tempo e de custos com matéria-prima.

Cervejaria Ouropretana produz oito estilos de cervejas em sua linha fixa, em garrafa e em chopp: Pilsen, Pale Ale, Trigo, Amburana Brown Porter, Ginger IPA, Café Lager, IPA Maracujá, Cafetelier Imperial Stout, Amber Lager e Witbier. A Linha OP de Cervejas Especiais tem três estilos lançados, em edição limitada: OPnº1 – Sour Saison; OPnº2 – Brett Saison; e OPnº3 – Brett Saison. As receitas sazonais são produzidas sem adição de produtos químicos e têm edição limitada.

LEIA TAMBÉM:  Bairros de Ouro Preto estão sob alerta de queimadas
Última atualização em 6 de setembro de 2021 às 15:08