Menu

Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença lançam single “Tomara” de Valencianas II

02/06/2020 às 13:37
Tempo de leitura
3 min

“Tomara Meu Deus Tomara / que tudo o que nos separa / não frutifique e não valha” – os versos da canção TOMARA, de ALCEU VALENÇA, escritos há trinta anos, jamais soaram tão urgentes e atuais quanto neste atribulado 2020.

O primeiro single de VALENCIANAS II, segundo movimento da parceria do cantor e compositor pernambucano com a ORQUESTRA OURO PRETO, comandada pelo maestro RODRIGO TOFFOLO, será lançado em todas as plataformas digitais na sexta, dia 5 de junho, antecipando o álbum e o DVD previstos para o final do ano.  Mais que o libelo por uma nação solidária, o single “Tomara” é malha rara que serve de antídoto para estes dias de incerteza. O arranjo, para cordas, percussão e banda, escrito por Mateus Freire, estabelece a ponte entre as sonoridades do nordeste profundo e o barroco mineiro de Ouro Preto, o lar da orquestra. A direção de cena do concerto é de Paulo Rogério Lage.

Nas palavras de Rodrigo Toffolo: “nada mais atual que o desejo por amor, esperança e dias melhores tão bem desenhados a essa nação solidária brasileira pelos versos de Alceu Valença”, diz o maestro.

Gravado em janeiro na Casa da Música, templo dos concertistas na cidade do Porto, em Portugal, VALENCIANAS II dá continuidade ao projeto lançado em 2015, que arrematou todos os prêmios e aplausos de público e crítica desde então. A partir de VALENCIANAS, a música de Alceu Valença estabeleceu um diálogo definitivo com a música de concerto e expandiu ainda mais seu alcance e suas possibilidades.

“É outro viés, um olhar diferente sobre a minha obra. Isso acontece muito em função do espírito da orquestra Ouro Preto. São músicos jovens que contagiam não apenas pela destreza com que executam seus instrumentos, mas pela maneira com que interpretam as nuances da minha música. E isso passa para a plateia. Quando fizemos Valencianas no Porto, o público português levantou-se para dançar em alguns números. Isso é impensável no ambiente da música de concerto (risos). Os arranjos captam com muita sensibilidade os caminhos da música que faço” – arremata Alceu Valença.

Além de “Tomara” (composição de Alceu e Rubem Valença Filho), o segundo volume de Valencianas inclui músicas como “Dia Branco”, “Como Dois Animais”, “Solidão”, “Na Primeira Manhã”, “P da Paixão”, “Tesoura do Desejo”, “Taxi Lunar” e “Pelas Ruas que Andei”.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:04