Menu

Ouro Preto tem nota máxima no ICMS Turismo pela quarta vez

Em sua avaliação, a Secult leva em conta as políticas públicas de turismo de cada município.
22/12/2021 às 20:21
Tempo de leitura
3 min
Foto: Mais Minas
Foto: Mais Minas

No início deste mês foi publicada a relação dos índices referentes ao ICMS Turismo, programa da Secretaria de Estado Cultura e Turismo (Secult), ano-referência 2020. Ouro Preto garantiu sua habilitação com nota 10. Este é o quarto ano em que a cidade consegue a nota máxima na avaliação do Governo de Minas Gerais (o mesmo aconteceu em 2016, 2017 e 2018).

Outras cidades mineiras integrantes do Circuito do Ouro, assim como Ouro Preto, também foram habilitadas e atingiram nota máxima, como Caeté, Itabira, Itabirito, Ouro Branco, Rio Acima e Santa Bárbara.

Em sua avaliação, a Secult leva em conta as políticas públicas de turismo de cada município, ou seja, se elas estão em conformidade com o que determina o Governo de Minas Gerais. Possuir um Plano Municipal de Turismo, um Fundo Municipal de Turismo e um Conselho de Turismo atuante, são alguns critérios observados nessa avaliação. Dessa forma, os municípios habilitados recebem recursos do governo que são revertidos para ações da cidade nas demandas turísticas.

“Essa habilitação de Ouro Preto demonstra que a cidade está em conformidade com as políticas públicas de turismo, estabelecidas pelo governo do Estado, com um plano de turismo, um conselho atuante, e também desenvolve ações de fomento do turismo na cidade. Essa habilitação é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido pela equipe da secretaria para implementação e execução dessas políticas. É gratificante saber que Ouro Preto foi contemplada com a nota máxima”, declarou a diretora de Turismo, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Fabiana Nonato.

A secretária Municipal de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, agradeceu a todos que contribuíram para a pontuação de Ouro Preto e falou dos objetivos para 2022. “É uma alegria muito grande saber que Ouro Preto alcançou a pontuação máxima no ICMS do turismo. Nós vivemos um grande desafio nesses tempos pós-pandemia para a retomada do turismo e o fomento ao turismo cultural, considerando Ouro Preto como Cidade Patrimônio Mundial. Nossa sorte é que temos uma equipe fantástica que tem trabalhado muito nesse sentido e também as nossas comunidades da sede e dos distritos vêm contribuindo com isso, por meio de um sentimento de pertencimento; cada um sendo cada vez mais guardião desse patrimônio. Aproveitamos para agradecer a todos que colaboraram pra que nós alcançássemos essa pontuação. Em 2022, Ouro Preto seguirá na linha de frente com um turismo internacional, um turismo privilegiado pela sua localização geográfica e vamos trabalhar no sentido de incentivar ainda mais o turismo na nossa cidade, nos nossos distritos e na valorização do nosso patrimônio cultural”, afirmou a secretária.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:04