Menu

São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, é indicado a concurso internacional de turismo

São Bartolomeu é conhecido pela produção de doces artesanais, religiosidade e também a Festa Cultural da Goiaba.
13/09/2021 às 11:29
Tempo de leitura
4 min
Foto: CMOP
Foto: CMOP

O Ministério do Turismo escolheu São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, para ser um dos vilarejos participantes do concurso “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, promovido pela Organização Mundial do Turismo, órgão das Nações Unidas. Os outros dois indicados são a Vila de Enxaimel, em Pomerode (Santa Catarina), e Alberto Moreira, distrito de Barretos (SP). As informações são da Agência Minas.

São Bartolomeu foi indicado pela Prefeitura de Ouro Preto para participar da seleção. A escolha se deu por conta da culinária, produção de cachaça (tradicional do distrito), organização da comunidade e respeito à tradições passadas.

“O turismo rural é um dos principais ativos de Minas Gerais, ao lado do turismo religioso, o cultural e o de natureza. O turismo rural é sinônimo de pertencimento, de memória afetiva, de raízes e também de desenvolvimento econômico, de geração de emprego e renda nos nossos campos e nos entorno deles. São Bartolomeu merece a indicação, todos deviam conhecer”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira sobre a indicação.

A Organização Mundial do Turismo segue três critérios de relevância para realizar a escolha dos lugares: a baixa densidade populacional, a localização e uma paisagem com presença de atividades tradicionais como agricultura, pecuária ou pesca e o estilo de vida da comunidade embasada em valores tradicionais do local.

O vilarejo foi inscrito por meio de chamada pública, pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Ouro Preto. “Ouro Preto já havia recebido, pelo distrito de Lavras Novas, o título de um dos destinos mais acolhedores do Brasil, pelo Travellers Review Awards 2021, da plataforma Booking.com, e agora comemora São Bartolomeu como uma das Melhores vilas turísticas do mundo. Um pequeno vilarejo que dispensa porta-vozes e mostra toda a sua beleza pelos moradores: pessoas monumentais”, comenta Rodrigo Câmara, secretário Municipal de Turismo.

São Bartolomeu é localizado a 18 km de Ouro Preto e possui mais e 700 habitantes. O distrito é conhecido pela produção de doces artesanais, patrimônio imaterial da cidade desde 2008. Além disso, o vilarejo possui um traço forte da religiosidade, com festas do padroeiro São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo, que acontecem em agosto. Também há a Festa Cultural da Goiaba, que tradicionalmente acontece em abril.

Na festa do Divino Espírito Santo são escolhidos o rei e a rainha da festa, que fazem um cortejo pelas ruas de São Bartolomeu. Durante 80 dias que antecedem a celebração, a Bandeira do Divino é levado de casa em casa para a arrecadação de contribuições para o festejo. Essa prática é uma tradição difundida no país, sendo uma herança dos portugueses.

O distrito começou com um povoado dos bandeirantes nos finais do século XVII, que chegaram ao local procurando ouro. Dentre vários artigos históricos do local, destaca-se a igreja de São Bartolomeu e o casario setecentista, do século XVIII. Além disso, o vilarejo, localizado às margens do rio das Velhas, conta com o Parque Estadual do Uaimii, que possui várias cachoeiras.

O concurso

O concurso “Best Tourism Villages by UNWTO” (“Melhores Vilas Históricas”) surgiu pela abertura do escritório regional da UNWTO no Oriente Médio, na cidade de Riade, na Arábia Saudita, em março deste ano. A iniciativa tem como objetivo identificar vilas e aldeias que adotam abordagens inovadoras e transformadoras para o turismo em áreas rurais associadas ao desenvolvimento sustentável.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:26