29.5 C
Belo Horizonte
sábado, 24 setembro 2022

MPMG arquiva investigações sobre a empresa Saneouro, em Ouro Preto

O inquérito diz respeito ao pedido de investigação sobre supostas práticas abusivas aos direitos dos consumidores pela empresa
Portal Mais MinasItabiritoProgramação da XVIII Festa do Vinho de Catas Altas 2018

Programação da XVIII Festa do Vinho de Catas Altas 2018

A XVIII Festa do Vinho de Catas Altas será realizada de 18 a 20 de maio de 2018, na Praça Monsenhor Mendes. A 18ª edição da Festa do Vinho de Catas Altas promete resgatar as suas origens. O evento de 2018 vai dar mais destaque ao vinho catas-altense fabricado há mais de 120 anos.
O resgate e a valorização da produção artesanal que foi passada de geração a geração era uma das maiores reivindicações em relação a festa.

Com foco maior no vinho, o evento deste ano vai sofrer algumas alterações com uma programação diferenciada, porém, mantendo a qualidade.
“A festa será mais charmosa e confortável. Nossos visitantes terão oportunidade de experimentar a verdadeira Catas Altas, com toda sua história, sua cultura e sua arquitetura. Além disso, será um momento para, realmente, podermos apreciar nosso produto que é tão conhecido”, destaca o secretário de Turismo e Cultura Lucas Nishimoto.
A decisão em resgatar o conceito da festa criada em 2001 foi tomada em uma reunião entre os realizadores do evento: a Prefeitura de Catas Altas e a Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart).
Na ocasião, foram discutidas as argumentações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que indeferiu o projeto apresentado para a festa deste ano. O instituto alegou que a grande estrutura e o palco com som de grande porte, virado para a igreja Matriz, poderiam estar abalando a estrutura dos casarios no entorno da Praça Monsenhor Mendes.
Os realizadores, então, tiveram que decidir entre manter a festa na praça, mas com uma estrutura menor, de modo que não influencie no conjunto arquitetônico, ou manter o que vinha sendo realizado, mas em outro local, como a área de eventos.
Após discussão e votação, a maioria absoluta dos associados preferiu manter a festa na praça. “O charme da festa do vinho é o local onde ela sempre foi realizada. Sem o conjunto arquitetônico em volta, perderia todo o sentido e a concepção que havia sido pensada para ela. Nossa preocupação é manter o evento, mas também preservar nosso maior patrimônio que é a nossa cultura e nossa história estampada nesses casarios”, destaca o prefeito José Alves Parreira.
Neste ano, a festa, que conta com shows, feira gastronômica e concurso para eleger a melhor bebida da cidade, será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Praça Monsenhor Mendes.

Programação da XVIII Festa do Vinho de Catas Altas

Sexta-feira (18/05)
20h – Abertura oficial
21h30 – Orquestra Ouro Preto – Concerto “The Beatles”
23h45 – Show com Zé Geraldo
Sábado (19/05)
16h – Show com Daniel Dejero
17h – Show com Patrícia Rosa
21h – Show com Lili Band
23h45 – Roberta Campos – Show “Todo Caminho é Sorte”
Domingo (20/05)
10h – Roda de Capoeira
12h – Show com Glaucio Barbosa e banda
14h – Show com Khadhu Capanema
16h30 – Fractal Orchestra – Concerto “Música de Grandes Brasileiros”
17h50 – Rockin’ Strings – Concerto “Clássicos do Rock”
19h – Encerramento
REALIZAÇÃO:
– Prefeitura de Catas Altas – Cidade Histórica e Ecológica
– Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart)
APOIO CULTURAL:
– Vale
– EMATER – MG
– Rádio Transamérica Hits 92,5 – Santa Bárbara
Leia também:

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: