Menu

Programação da XVIII Festa do Vinho de Catas Altas 2018

10/05/2018 às 13:39
Tempo de leitura
4 min

A XVIII Festa do Vinho de Catas Altas será realizada de 18 a 20 de maio de 2018, na Praça Monsenhor Mendes. A 18ª edição da Festa do Vinho de Catas Altas promete resgatar as suas origens. O evento de 2018 vai dar mais destaque ao vinho catas-altense fabricado há mais de 120 anos.
O resgate e a valorização da produção artesanal que foi passada de geração a geração era uma das maiores reivindicações em relação a festa.

Com foco maior no vinho, o evento deste ano vai sofrer algumas alterações com uma programação diferenciada, porém, mantendo a qualidade.
“A festa será mais charmosa e confortável. Nossos visitantes terão oportunidade de experimentar a verdadeira Catas Altas, com toda sua história, sua cultura e sua arquitetura. Além disso, será um momento para, realmente, podermos apreciar nosso produto que é tão conhecido”, destaca o secretário de Turismo e Cultura Lucas Nishimoto.
A decisão em resgatar o conceito da festa criada em 2001 foi tomada em uma reunião entre os realizadores do evento: a Prefeitura de Catas Altas e a Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart).
Na ocasião, foram discutidas as argumentações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que indeferiu o projeto apresentado para a festa deste ano. O instituto alegou que a grande estrutura e o palco com som de grande porte, virado para a igreja Matriz, poderiam estar abalando a estrutura dos casarios no entorno da Praça Monsenhor Mendes.
Os realizadores, então, tiveram que decidir entre manter a festa na praça, mas com uma estrutura menor, de modo que não influencie no conjunto arquitetônico, ou manter o que vinha sendo realizado, mas em outro local, como a área de eventos.
Após discussão e votação, a maioria absoluta dos associados preferiu manter a festa na praça. “O charme da festa do vinho é o local onde ela sempre foi realizada. Sem o conjunto arquitetônico em volta, perderia todo o sentido e a concepção que havia sido pensada para ela. Nossa preocupação é manter o evento, mas também preservar nosso maior patrimônio que é a nossa cultura e nossa história estampada nesses casarios”, destaca o prefeito José Alves Parreira.
Neste ano, a festa, que conta com shows, feira gastronômica e concurso para eleger a melhor bebida da cidade, será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Praça Monsenhor Mendes.

Programação da XVIII Festa do Vinho de Catas Altas

Sexta-feira (18/05)
20h – Abertura oficial
21h30 – Orquestra Ouro Preto – Concerto “The Beatles”
23h45 – Show com Zé Geraldo
Sábado (19/05)
16h – Show com Daniel Dejero
17h – Show com Patrícia Rosa
21h – Show com Lili Band
23h45 – Roberta Campos – Show “Todo Caminho é Sorte”
Domingo (20/05)
10h – Roda de Capoeira
12h – Show com Glaucio Barbosa e banda
14h – Show com Khadhu Capanema
16h30 – Fractal Orchestra – Concerto “Música de Grandes Brasileiros”
17h50 – Rockin’ Strings – Concerto “Clássicos do Rock”
19h – Encerramento
REALIZAÇÃO:
– Prefeitura de Catas Altas – Cidade Histórica e Ecológica
– Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart)
APOIO CULTURAL:
– Vale
– EMATER – MG
– Rádio Transamérica Hits 92,5 – Santa Bárbara
Leia também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:30