O dia do leitor e a importância da leitura

Por

Hoje é o Dia do Leitor! A data foi instituída para homenagear o jornal cearense “O Povo”, fundado em 7 de janeiro de 1928. Seu fundador, o poeta e jornalista Demócrito Rocha, era um intelectual, foi deputado federal e jornalista. Foi membro da Academia Cearense de Letras e faleceu em Fortaleza, em 29 de novembro de 1943.

Em uma data tão importante, é de extrema importância que possamos enfatizar os benefícios da leitura. Aliás, é necessário que isso comece pelas crianças. É importante que elas saibam, por exemplo que, quando lemos um livro, estamos enriquecendo a percepção geral, o nosso vocabulário e melhorando a memória.

Separamos 10 razões pelas quais a leitura é importante:

  1. Seu cérebro é estimulado 

Embora se possa aprender muito, por exemplo, assistindo à televisão ou ouvindo música, é muito bom que a criatividade e a engenhosidade sejam lidas. Quando você lê, você mesmo tem que formar uma imagem das palavras na cabeça. Se você ler regularmente, seu cérebro, sem dúvida, se tornará mais forte. Assim como um músculo fica maior e mais forte ao ser treinado, exatamente o mesmo acontece se você estimular o cérebro. E isso pode ser feito facilmente apenas lendo livros de vez em quando. Manter seu cérebro ativo é importante.

  1. Você adquire sabedoria 

Ao ler, você descobrirá rapidamente coisas novas. Podem ser fatos e informações úteis se você ler livros técnicos, por exemplo. A ficção, por outro lado, oferece um conhecimento de palavras, linguagem, estrutura, história e muito, muito mais. Também é interessante e instrutivo ler sobre a história por trás de algo, como as pessoas vivem ou viveram na sua cidade ou em outros países, ou apenas para obter conhecimento sobre algo que você não conhecia antes.

  1. Menos estresse 

Ler livros pode ajudar a “se desligar” quando você precisar – porque, depois de entrar em um livro, é difícil sair dele novamente, principalmente se a história for boa. Em outras palavras – se você se sentir estressado, não será uma má ideia abrir um livro e começar a ler. Para muitos, é uma boa maneira de escapar da realidade e uma maneira fácil de se sentir relaxado na vida cotidiana.

  1. Entretenimento 

Hoje existem muitas fontes de entretenimento: tv, internet, celular, etc. Os livros são um deles, talvez os melhores. Se você se sentar e ficar entediado, um livro sempre será uma boa maneira de encontrar algum entretenimento. 

  1. Vocabulário 

Você costuma perceber quando as pessoas costumam usar as mesmas palavras? Você pode evitar isso sozinho, lendo todos os dias. A leitura vai aumentar o seu vocabulário e você vai pensar em sinônimos para qualquer palavra que vem em sua direção! Quanto mais palavras você conhecer, mais palavras você se lembrará de usar. Leia um romance de época, por exemplo, para conhecer palavras mais robustas. 

  1. Livros são fáceis de encontrar 

Você pode encontrar livros nas livraria físicas e virtuais, na biblioteca, na Bienal do Livro, nas feiras de livros, em sebos, bancas de jornais, enfim, não há desculpa para você não ler, porque os livros estão em toda parte e você consegue encontrá-los por valores a partir de R$ 5,00.

  1. Memória melhorada 

À medida que você estimula o cérebro, ganha mais conhecimento e constrói um vocabulário maior, a memória também é aprimorada. Em primeiro lugar, você aprende a lembrar fatos, origens, características pessoais, situações, histórias e muito mais. Raramente se lembra de tudo de um livro, mas o essencial geralmente é fixo – mesmo depois de muito tempo.

Quando leio um livro, lembro-me de pelo menos a maior parte do conteúdo durante vários anos. A leitura enriquece a memória.

  1. Você fica melhor em idiomas 

Ao ler, você se torna mais inteligente, mais criativo, consegue um vocabulário maior e muito mais … e todas essas coisas são importantes quando você precisa aprender um novo idioma.

Se você também lê textos / livros em uma segunda língua, logo descobrirá que o processo de aprendizagem é muito mais rápido do que seria em outra forma. Portanto, é absolutamente claro que você obtém melhores habilidades linguísticas lendo e, ao mesmo tempo, ficando mais fácil aprendendo novas línguas estrangeiras desconhecidas, já que muitas das habilidades podem ser transferidas.

  1. Há uma chance maior de sucesso na vida 

Estudos mostram que pessoas ricas e bem-sucedidas leem muito mais do que as pessoas comuns. Em média, o cidadão comum lê 1 ou 2 livros por ano, enquanto os bilionários leem mais que 8. Warren Buffett, o terceiro maior homem do mundo, leu pelo menos 600 páginas por dia quando era jovem. Hoje ele gasta apenas 80% do seu tempo livre nisso!

Então, se você lê com frequência e está aberto ao conhecimento que recebe, sem dúvida fornecerá melhores oportunidades para o sucesso na vida.

  1. Você pode fazer isso em qualquer lugar 

Mencione um lugar onde você não pode levar um livro? Não há realmente nenhuma desculpa para nunca ler. Em algum momento durante o dia, a maioria das pessoas pode facilmente encontrar algum tempo para ler. Basta pensar nas possibilidades: Quando está em pé na fila do supermercado; quando você está no banco do ônibus trem, ou no passageiro do carro; quando você tem uma folga no trabalho ou na escola; quando você esperar o jantar terminar, separe 20 minutos antes de dormir e leia.

Ler livros todos os dias, ao menos 20 minutos por dia, te trará muitos benefícios e provavelmente nenhuma desvantagem. Leia livros, Brasil!

Postado em 7 de janeiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.