Menu

O Fred vai te pegar!

17/04/2019 às 11:00
Tempo de leitura
4 min

O ano de 2018 não foi nada daquilo que o centroavante Fred e a torcida do Cruzeiro esperavam no que diz respeito ao futebol do camisa 9. O jogador chegou ao clube com status de solução dos problemas ofensivos da equipe, em transação polêmica que levou o jogador que estava no Atlético-MG ao seu grande rival. Mas a euforia com a volta do matador durou apenas 8 jogos e um mísero gol, até que o atacante se lesionasse gravemente e perdesse quase toda a temporada.

Fred até voltaria a atuar e a marcar, em 2018, mas apenas no apagar das luzes da temporada celeste, quando o time já não tinha aspirações no Brasileirão. O jogador encerrou o ano que marcava sua volta ao time que o projetou para o futebol mundial com 15 jogos disputados e apenas quatro gols marcados.

Devido a sua já avançada idade, 35 anos, e por estar voltando de grave lesão, houve quem não confiasse em Fred atuando novamente em alto nível. Muitos acreditavam que o jogar deveria pendurar as chuteiras, outros pediam sua saída do Cruzeiro. Principalmente tendo o time celeste bons nomes em seu elenco, como os dos atacantes Raniel, Sassá e da joia Vinícius Popó.

Volta por cima

Apesar de tudo, Fred sentia que tinha uma dívida com aquele time que alavancou sua carreira e com aqueles torcedores que ele tinha magoado ao assinar com o maior rival e comemorar gols marcados em clássicos. E o atacante deu a volta por cima.

Bem fisicamente, o jogador iniciou o ano simplesmente voando. Até agora são impressionantes 14 gols em 15 jogos na temporada, sendo o jogador artilheiro isolado do Campeonato Mineiro e o quarto colocado na lista dos atletas com mais gols na Copa Libertadores, levando-se em conta que o Cruzeiro não disputou a fase classificatória do torneio, conhecida como pré-Libertadores.

Para se ter uma ideia, em 2018, os artilheiros do Cruzeiro foram Thiago Neves e Giorgian de Arrascaeta, que marcaram 15 gols durante toda a temporada.  Em 2017, Neves também havia sido o principal goleador, marcando 17 vezes. Fred esse ano já tem 14, estando muito próximo de superar as marcas dos anos anteriores, com somente 15 jogos.

Mais que gols

Quem acha que Fred vive só de gols está muito enganado. E talvez seja por isso que o atacante é o melhor em atividade no país. O 9 celeste se destaca pela excelência técnica, senso de posicionamento, capacidade de fazer um pivô perfeito e pela grande visão de jogo e qualidade no passe. Mesmo sendo o centroavante, Frederico participa ativamente da criação de jogadas do time celeste, quando não ele mesmo deixa os companheiros na cara do gol. Isso se reflete no número de assistências do jogador no ano: já foram quatro.

Segundo o índice Footstats, Fred é o jogador da Série A do Brasileirão com mais participação direta em gols, na temporada. São 18 em 15 jogos. O 9 participa diretamente de 1,2 gols do time por jogo e já se fez presente ativamente em 41,9% das bolas na rede, convertidas pelo Cruzeiro na temporada.

Para quem achava que Fred estava acabado, o jogador vem dando uma resposta a altura. Como ele não há no Brasil. Que não apareçam mais lesões para atrapalhar uma temporada que tem tudo para ser brilhante.

O Fred vai te pegar!

Atacante já tem dois hat-tricks (quando o atleta marca três vezes em uma só partida) na temporada – Crédito da foto: Bruno Haddad / Cruzeiro

Recorde à vista

O atacante já acumula 101 jogos e 74 gols com a camisa celeste e, pode chegar a uma marca histórica. se fizer mais um golzinho, irá empatar com o atacante Wellington Paulista, como o maior goleador celeste no século XXI.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:32