O quanto a nossa alimentação interfere no quadro de saúde do nosso país?

Por Franciele Santana
0 comment

O padrão alimentar diz respeito ao conjunto dos alimentos consumidos pelas pessoas no dia a dia ao longo da vida e é influenciado por fatores culturais e econômicos, aspectos psicológicos e biológicos, pelo acesso às informações sobre saúde, pelo marketing de alimentos, etc.

Não existe um único padrão alimentar saudável. Devido a essa grande variedade e à importância da alimentação para a saúde humana, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP iniciou neste ano de 2020, a pesquisa intitulada NutriNet Brasil, que tem por objetivo identificar os principais padrões de alimentação praticados no país.

O estudo NutriNet Brasil propõe o acompanhamento da alimentação e estado de saúde de 200 mil brasileiros de diferentes regiões do país ao longo de 10 anos. O intuito dessa análise é relacionar o padrão de alimentação com o risco de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e câncer.

Os voluntários podem se inscrever na plataforma criada para o estudo (https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br/#participar), e a participação é inteiramente feita por meio de breves questionários eletrônicos os quais contemplam alguns dados pessoais e informações a respeito dos hábitos alimentares diários. A cada três meses, os voluntários receberão uma mensagem via e-mail ou celular para responder novas perguntas, sendo que todas as informações são mantidas em sigilo pelos pesquisadores e a participação não gera quaisquer custos ou ganhos financeiros por parte do voluntário.

O estudo NutriNet Brasil é importante devido ao fato de possibilitar a elucidação do que afeta a saúde dos brasileiros e dessa forma identificar quais padrões de alimentação devem ser estimulados no país, a fim de promover saúde  e evitar problemas como obesidade e doenças crônicas, por exemplo, além de proporcionar a coleta de informações suficientes para elaborar as políticas públicas de saúde e alimentação  no Brasil. Com os resultados dessa pesquisa será possível identificar os hábitos atuais que podem causar impactos no futuro, o que permitirá  que cada brasileiro possa mudar seus eventuais hábitos errôneos a fim de garantir melhoria na qualidade de vida.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS