Menu

O que o Atlético precisa fazer para ser campeão?

04/12/2023 às 13:36
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pedro Click / Atlético / Flickr
Foto: Pedro Click / Atlético / Flickr

A última rodada do Campeonato Brasileiro promete muita emoção. Após uma arrancada impressionante do Atlético Mineiro e uma queda vertiginosa do Botafogo, a briga pelo título está muito diferente do que se desenhou durante toda a competição. Desde as primeiras rodadas do Brasileirão, a briga parecia ficar entre o Glorioso e o Verdão, que desde as primeiras rodadas observava de longe a arrancada do alvinegro carioca.

Após liderar o campeonato por mais de 30 rodadas, com 13 pontos de diferença em alguns momentos, o time de John Textor viveu dias de aflição, fazendo uma das piores campanhas do segundo turno e vendo a vantagem conquistada no início do campeonato sumir. Há 4 rodadas do fim, o Botafogo perdeu a liderança e também viu um rival, comendo pelas beiradas – como um bom mineirinho – chegar como o único time capaz de bater o Palmeiras de Abel Ferreira nesse momento da competição.

Atlético é a melhor equipe do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Foto: Pedro Souza / Atlético / Flickr

Mas o que o Atlético precisa para conquistar o tetra?

Com a melhor campanha do segundo turno e com o principal dupla de ataque do país, com 60 gols marcados na temporada, o Galo se mostrou um time que não desiste de lutar por seus objetivos, com muita organização tática e entrega dentro de campo graças ao trabalho espetacular de Luiz Felipe Scolari, que por muito tempo foi taxado como técnico “ultrapassado” por jornalistas e torcedores.

Sem o trabalho de Felipão, o Atlético jamais chegaria até a última rodada com possibilidades de conquistar o título brasileiro. Apesar da instabilidade no início, o treinador conseguiu construir um time sólido taticamente e que briga durante os 90 minutos para sair com os 3 pontos (assim como na partida contra o São Paulo, com o gol de Paulinho nos acréscimos).

YouTube video
Confira os melhores momentos da vitória do Galo diante do São Paulo, no último sábado (4)

Mas para conquistar o tão sonhado troféu, o Galo vai precisar de uma ajudinha do seu maior rival, o Cruzeiro. A raposa, sem riscos matemáticos de queda, enfrenta o Palmeiras em casa. Enquanto o Atlético, visita o Bahia que ainda sonha em escapar do Z-4. Por conta do saldo de gols, o Palmeiras tem mais de 99% de chances para conquistar a taça. Para o título ficar em BH, o Cruzeiro precisa golear o verdão e o Galo, também vencer por um número expressivo em Salvador.

Nesse momento, a diferença de saldo entre as duas equipes é de 8, ou seja, em caso de goleadas por 4×0 em um confronto e 5×0 em outro, o Atlético conquista o campeonato Brasileiro.

O cenário é bem improvável, é verdade. Mas a possibilidade de vaga direta na fase de grupos da Libertadores é quase certa. Uma vitória simples já credencia o Galo na próxima fase de grupos do torneio continental. Em caso de tropeço, o alvinegro precisa torcer para Flamengo, Grêmio ou Botafogo não vencerem seus jogos.

Galo pode faturar R$ 45 Milhões com o vice-campeonato
Última atualização em 04/12/2023 às 13:49