Menu

Multinacional de eletrodomésticos deve gerar 500 empregos em MG com nova fábrica

Fundada em 1968, a Midea é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, que está presente em mais de 200 países, com aproximadamente 150 mil colaboradores.
25/03/2022 às 12:13
Tempo de leitura
4 min
Foto: Divulgação/MIdea
Foto: Divulgação/MIdea

Uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo vai construir uma nova fábrica na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais. O anúncio foi feito na quinta-feira, 24 de março, durante a solenidade do município no sul do estado. Essa será a terceira unidade da Midea no Brasil, que pretende gerar cerca de 500 postos de trabalho diretos na região.  

A negociação para trazer a fábrica para a cidade durou cerca de um ano e contou com a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da Invest Minas e da Prefeitura de Pouso Alegre.

Com a fabricação de ar-condicionado e micro-ondas na unidade de Manaus, em conjunto com a Carrier, climatizadores comerciais em Canoas, no Rio Grande do Sul, a Midea vai focar sua produção em refrigeradores na unidade em Pouso Alegre.

“Nos últimos anos, crescemos de forma significativa nossa participação de mercado entrando em várias categorias de eletrodomésticos com produtos importados, agora chegou a hora de investir em manufatura local para continuar crescendo. Nossa meta é estar entre os três principais players do mercado em até cinco anos. Estamos muito confiantes em alcançar este objetivo”, comenta Felipe Costa, CEO da Midea Carrier.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, diz que a vinda de novos empreendimentos, somada a expansão de empresas já instaladas em Minas Gerais são frutos de esforços do Governo de Minas para desburocratizar e facilitar a chegada dos empreendedores

“A consequência dessas iniciativas é a transformação de Minas Gerais em o melhor lugar para se investir no pais, impulsionando o crescimento econômico regional e contribuindo para a geração de mais emprego e renda para os mineiros, que é o nosso foco”, destaca o secretário

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre, Paulo César Figueiredo, a atração de mais um grande investimento é fruto da união de esforços entre Estado e Município.

“As negociações vinham ocorrendo desde o ano passado de forma transparente e ágil. Os incentivos oferecidos pelo Estado e pelo município, a segurança nas informações, aliados à privilegiada localização e excelente infraestrutura da cidade de Pouso Alegre foram fatores decisivos”, afirmou.

Sobre a Midea

A Midea é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, fundada em 1968 e que está presente em mais de 200 países, com aproximadamente 150 mil colaboradores. Para se ter ideia da grandeza da empresa, ela está na lista das 500 maiores empresas do mundo pela Fortune Global 500 (2020). Ela chegou ao Brasil como importadora e fortaleceu sua marca em âmbito nacional em 2011, por meio de uma joint venture com a Carrier.

A empresa também é detentora da marca Comfee e possui o direito de uso da marca Toshiba-Lifestyle para eletrodomésticos e portáteis. A Midea oferece tecnologia de ponta em seus diferentes produtos de ar-condicionado e eletrodomésticos destinados a ambientes residenciais e comerciais.

Outro investimento em Pouso Alegre

No dia 18 de março, uma empresa de panificação, com presença em 23 países, chamada Bimbo, inaugurou a planta fabril de Pouso Alegre, localizada no Distrito Industrial. A expectativa é que até o fim deste ano sejam empregadas 200 pessoas diretamente e 600 de forma indireta.

A fábrica possui 18 mil metros de área construída e recebeu investimentos da casa de R$ 300 milhões. Ela produzirá pães para famosas redes de fast food, como Burguer King, Mc Donalds e Subway.