Menu

Samarco contrata analista e técnico para MG e ES

A Samarco atua na produção de pelotas de minério de ferro, matéria-prima para a produção de aço pela indústria siderúrgica.
23/01/2023 às 22:04
Tempo de leitura
4 min
Complexo Germano, em Mariana (MG) - Foto: Otávio Honorato/divulgação/Samarco
Complexo Germano, em Mariana (MG) - Foto: Otávio Honorato/divulgação/Samarco

Nesta penúltima semana do mês de janeiro de 2023, a mineradora Samarco,  joint venture entre a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP, disponibilizou novas vagas de emprego para atuação em Minas Gerais, nas cidades de Marian, e no Espírito Santo, em Anchieta.

A Samarco atua na produção de pelotas de minério de ferro, matéria-prima para a produção de aço pela indústria siderúrgica. Em dezembro de 2020, a empresa retomou suas operações de uma maneira diferente, com novas tecnologias e mais segurança, buscando gerar valor duradouro nos territórios onde atua, e projeta voltar a operar com 100% da capacidade em 2028.

Vagas de emprego da Samarco

Uma das vagas abertas pela Samarco é a de analista de riscos do negócio pleno – emergência e crise, para trabalho em Belo Horizonte ou Mariana. A vaga requer formação Superior Completa, sólida experiência na área de Gestão de Riscos Corporativos – Emergência e Crise, vivência em simulados de Plano de Ação de Emergências para Barragens (PAEBM), atuação em Auditorias e Controles Internos, experiência na condução de reuniões e apresentações junto a diferentes stakeholders e é desejável Inglês Intermediário.

Atividades do cargo:

  • Organizar simulados de emergência e crise para os riscos corporativos;
  • Organizar simulados do Plano de Ação de Emergências para Barragens (PAEBM);
  • Redigir relatórios de simulados de crise;
  • Realizar atualização de PRs (Planos de Resposta) junto à área de negócio.

Outra vaga aberta é a de técnico instrumentação, que pede experiência em instrumentação, no controle de instrumentos de variáveis de processo, formação Curso Técnico Completo em Automação/ Instrumentação/ Eletrônica e conhecimentos do Pacote Office, além de ser desejável conhecimento em SAP e Carteira de Habilitação categoria B.

O profissional contratado será responsável por executar atividade de rotina de manutenção sensitiva, preventiva e corretiva de instrumentação em usina de preparação e Pelotização de minério de ferro, pátio de estocagem e porto. Realizará a especificação, instalação, comissionamento e manutenções em instrumentos de medição, proteção e controle de processos, analisadores de pH, turbidez, condutividade, medidores de vazão, nível, pressão, densidade, temperatura, piezômetros e válvulas de controle pneumáticas, com as calibrações de instrumentos de medição de processos analíticos, conforme normas de qualidade. Fará a interligação, configuração e parametrização de equipamentos e instrumentos em redes wireless, além da análise, diagnóstico e manutenção em redes sem fio, Fieldbus Foundation e Profibus DP. Configuração, programação de equipamentos informatizados, integração de equipamentos e instrumentos em sistemas de automação, montagem, comissionamento e startup em plantas em projetos.

Como se candidatar

Os profissionais interessados em alguma das vagas de emprego disponíveis na Samarco podem acessar a página da mineradora no site VAGAS, pelo link vagas.com.br/vagas-de-samarco?. Antes de se candidatar, é importante que o profissional avalie os requisitos da vaga pleiteada para não realizar uma inscrição inválida.

Futuras oportunidades na Samarco podem ser acessadas pelo mesmo link disponível acima. Para isso, o candidato deve acessar a página regularmente e manter o currículo atualizado na plataforma.

De acordo com a mineradora, a empresa “valoriza a Diversidade e Inclusão. Por isso, incentiva que pessoas com deficiência, diferentes raças e orientações sexuais se candidatem às vagas. Incentivamos a busca por melhores desempenhos independente de gênero, ideais e características físicas. Acreditamos que só assim será possível construir uma mineração diferente”.