Menu

Os 5 clássicos que todo vestibulando precisa conhecer antes do Enem

05/10/2018 às 21:38
Tempo de leitura
2 min

O Enem não divulga uma lista de livros obrigatórios para leitura em seu edital, mas isso não impede que os vestibulandos estejam atentos aos clássicos da literatura brasileira que vão lhe ajudar na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, aplicada no mesmo dia da Redação.

Segundo a professora Dayana Mendes, do curso online ProEnem (www.proenem.com.br), as obras que mais caem nas provas retratam diferentes períodos da nossa literatura e podem ser de diferentes gêneros textuais. “Machado de Assis, por exemplo, é fundamental, trata-se de uma bibliografia básica. Já Drummond é uma referência em poesia”, ressalta.

Confira a lista com os cinco livros mais importantes para serem lidos por quem fará o Enem:

  • Triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto
  • Morte e vida Severina: um auto de Natal pernambucano – João Cabral de Melo Neto
  • Dom Casmurro ou Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
  • Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade
  • O Cortiço – Aluísio Azevedo

Se você ainda não leu esses livros, não se preocupe, pois todos eles contam com adaptações em forma de filmes e animações disponíveis no Youtube. Além disso, para quem está com foco na preparação para o vestibular, mas ainda precisa adquirir alguns títulos essenciais para prestar o exame, uma boa opção é a Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br).

Assim você poderá pesquisar os melhores preços para adquirir livros usados e novos, podendo encontrar, dentro de um acervo on-line com cerca de 17 milhões de livros de mais de 2.600 sebos e livrarias de todo país,  livros com preços até 75% mais baixos que nas livrarias convencionais.

Última atualização em 19/08/2022 às 10:29