Imagem Centralizada
Menu

Ouro Preto recebe 149 placas de sinalização turística padronizada com QR Codes

Ouro Preto recebeu 149 placas e totens de sinalização turística, um projeto da OCBPM patrocinado pela Vale e pelo BNDES. As novas sinalizações seguem padrões internacionais e incluem QR Codes com informações sobre a história dos monumentos. Outras oito cidades também foram contempladas na primeira fase do projeto, que tem apoio do IPHAN e da UNESCO.
18/02/2025 às 18:24
Tempo de leitura
2 min
Placas padronizadas enriquecem experiência dos visitantes na cidade histórica - Foto: Vivian Chagas/ PMOP
Placas padronizadas enriquecem experiência dos visitantes na cidade histórica - Foto: Vivian Chagas/ PMOP

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e siga-nos no Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

A Prefeitura de Ouro Preto recebeu 149 placas e totens de sinalização turística nesta quarta-feira (12). A iniciativa faz parte do projeto de Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil, promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). O projeto conta com o patrocínio da Vale e do BNDES, por meio da Lei Rouanet, e tem como objetivo padronizar a comunicação visual nos destinos históricos do país.

A sinalização segue padrões internacionais e inclui QR Codes que fornecem informações sobre a história e curiosidades dos monumentos. Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, a sinalização foi planejada com critério e estudada por especialistas. “Essas placas foram estudadas por especialistas e muito bem planejadas. O levantamento dos pontos mais importantes do circuito histórico de Ouro Preto foi exaustivo e garante uma sinalização compatível com a nossa cidade”, afirmou.

O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, destacou a importância da melhoria na experiência dos turistas. “Queremos garantir que os visitantes se envolvam plenamente com a riqueza histórica e cultural dos monumentos de Ouro Preto”, explicou.

PUBLICIDADE

Projeto abrange outras cidades históricas

Técnicos da OCBPM realizaram visitas de campo, registros fotográficos e levantamentos detalhados para desenvolver o projeto. Todo o trabalho foi elaborado em conformidade com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do IPHAN e da UNESCO.

Ouro Preto é uma das nove cidades selecionadas na primeira fase do projeto, junto com Diamantina e Belo Horizonte (MG), São Cristóvão (SE), Salvador (BA), São Raimundo Nonato (PI), São Miguel das Missões (RS), Goiás (GO) e Olinda (PE). Uma segunda etapa contemplará novos municípios.