Ouro Preto tem domingo semelhante ao clima de deserto

Publicado: última atualização em 0 comment

Com baixa umidade relativa do ar mínima chegando aos 20% (de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET), o clima em Ouro Preto neste domingo (19) se assemelha ao dos desertos. Cidades no deserto africano do Saara comumente registram umidade entre 14% e 20%. Já em São Pedro do Atacama, no Chile, isso também é recorrente. Nessa sexta-feira (17/9), por exemplo, o índice foi de 8%.

Para a região, o INMET emitiu neste domingo um aleta de baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12%. De acordo com o instituto, há risco de novos incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alerta termina somente na segunda-feira, por volta das 20h.

Ouro Preto tem domingo semelhante ao clima de deserto
Imagem da Serra do Catete em chamas - Foto: Mais Minas

Quanto ao tempo, a cidade segue sem nenhuma previsão de chuva nos próximos dias e ao longo da semana os termômetros devem registrar temperaturas na faixa dos 17ºC e 31ºC, mínima e máxima, respectivamente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20% e 30% de umidade relativa do ar é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

Para períodos como esse, o Inmet recomenda que as pessoas bebam bastante líquido, evitem atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. O instituto também orienta o uso de hidratante para pele e que os ambientes sejam umidificados.

Queimadas em Ouro Preto

O final de semana foi marcado por mais um dia de incêndios florestais por todo o território ouro-pretano. Uma das que se destacaram nas redes sociais foi na serra do Catete, no distrito de Santo Antônio do Leite. Há mais de 40 horas o fogo vem se alastrando pela mata e a fuligem da queimada se espalha por várias residências da comunidade local.

Os bombeiros estão no local desde sábado (18), mas o difícil acesso somado ao clima seco dificultam os trabalhadores dos militares.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS